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Organização | GESTÃO
Minimercados: informações estratégicas para aumentar os lucros

Informação é uma ferramenta que possibilita analisar cenários com uma perspectiva mais ampla e porque não dizer até mais inteligente?

· 24/06/2022 · Atualizado em 09/07/2022
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Neste artigo que preparamos especialmente pra você que atua ou se interessa pelo ramo, mostramos como pequenos varejistas podem realizar ações promocionais, gerenciar os produtos por categorias e adotar práticas sustentáveis para crescer cada vez mais. Afinal de contas, com uma estratégia bem desenhada, tamanho não é documento.

O nosso assunto é bastante específico: vamos falar exclusivamente de informações estratégicas para minimercados. Esse formato de loja caiu no gosto do consumidor, e motivos não faltam para justificar. Praticidade, conveniência, produtos fresquinhos e aquele atendimento personalizado fazem dos minimercados um campeão na hora de atender ao cliente do bairro. Eles estão presentes em todas as regiões do Brasil, geralmente localizados em vizinhanças com grande movimentação. Você é desse segmento e se interessa pelo assunto? Então, continue conosco.

As mudanças dos hábitos do consumidor brasileiro, que está buscando cada vez mais comodidade e praticidade para a realização de suas compras, beneficiam os pequenos mercados que estão localizados mais próximos de seus clientes.

Apesar do poder econômico das grandes redes supermercadistas, os minimercados não só têm se mantido, como têm registrado crescimento em suas vendas.

O Sebrae preparou uma série sobre minimercados com a intenção de que você aprenda as práticas que dão vantagem ao pequeno varejista. Reunimos várias informações que podem ser muito úteis na sua rotina. São cartilhas que auxiliarão na gestão e no dia a dia como empreendedor dessa área. Confira!

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Série minimercados

Ações sustentáveis

Sustentabilidade é uma palavra que precisa estar nas atitudes de qualquer empresa no cenário atual. Muito mais do que o discurso, os consumidores estão de olho nas atitudes práticas. As empresas que fazem uma utilização eficiente da energia, da água e dos outros recursos utilizados no cotidiano conseguem reduzir os custos. É uma oportunidade para ampliar as espremidas margens de rentabilidade.

Esta cartilha apresenta sugestões que auxiliam o pequeno varejista na adoção de práticas mais sustentáveis.

Ações promocionais

Você precisa de sugestões para ampliar suas vendas por meio de ações promocionais associadas às diferentes épocas do ano e datas comemorativas? Então, esta cartilha é para você. Afinal de contas, as datas comemorativas nacionais e regionais são uma excelente oportunidade para o varejista ampliar os rendimentos de seu negócio. Trabalhe as datas tradicionais do varejo, mas também descubra datas que sejam específicas do seu setor, ou mesmo aquelas que ainda não são tão trabalhadas. Com criatividade é possível desenvolver temáticas bem interessantes que acabam gerando fluxo para a sua loja.

Gerenciar por categorias

neste conteúdo, você acessa a metodologia para implantação do gerenciamento por categorias nos pequenos negócios do varejo alimentar, ou seja, minimercados e mercearias. Nessa estratégia de gerenciamento, o foco está em potencializar as vendas e a lucratividade do varejo por meio da oferta de produtos dispostos de forma organizada e atraente aos olhos do consumidor. Aqui você vai aprender que não precisa ofertar de tudo na sua loja, mas sim o que é fundamental para o seu cliente. Variedade e sortimento equilibrados farão o seu negócio ter um resultado muito melhor.

Autodiagnóstico para minimercados

Você sabia que dois terços do que os consumidores compram no supermercado é comprado sem planejamento ou sem intenção? Segundo Paco Underhill (2008), isso acontece porque os supermercados estimulam esse comportamento. Partindo desse princípio, sinalizamos nesta cartilha alguns fatores que poderão colaborar para tornar um mercadinho mais vendedor, esmiuçando os diversos elementos físicos da loja. Que tal?

Vários pontos foram analisados e, à medida que avançar na leitura, será possível fazer uma avaliação mais detalhada do seu negócio.


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