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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Mobile marketing: solução para promover o seu negócio

O mobile marketing consegue alcançar um número maior de clientes e, assim, aumentar as suas vendas.

· 08/09/2022 · Atualizado em 07/10/2022
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Nem todo mundo tem um computador, mas a maioria das pessoas possui um smartphone. A pesquisa Digital 2022 – Brazil mostrou que, no país, existem mais de 224,9 milhões de conexões via mobile, ou seja, muitas pessoas possuem mais de um aparelho móvel, que pode ser smartphone, tablet ou outros dispositivos. 

A maioria dos consumidores já têm o hábito de fazer buscas e compras pelos smartphones. Ou seja, seu cliente está nesse ambiente, e você não pode ignorar isso. Pode se dizer que o mobile marketing surgiu com a invenção do SMS, mas somente em 1997, na Finlândia, é que a publicidade passou a aproveitar essas mensagens. Nessa época, um jornal começou a enviar suas manchetes via SMS para os leitores. Em 2000, foi realizada a primeira conferência de mobile marketing do mundo.

O mobile marketing agrega todas as estratégias e ações de marketing direcionadas aos dispositivos móveis. Envio de e-mails e SMS, download de aplicativos e anúncios em redes sociais são exemplos de estratégias voltadas para os aparelhos móveis. 

É bom ressaltar que todas essas ações precisam ser adaptadas para a versão mobile e não devem ser iguais ao que é feito em um site para computador, por exemplo. O marketing digital passa a ser adaptado para smartphones, tablets, smartwatches, fitbandsGPS, entre outros.

As principais características e vantagens do mobile marketing são:

  • Alcançar um alto número de pessoas;
  • Ter uma taxa de abertura e clique elevada;
  • Segmentar a estratégia para o público-alvo compatível com a marca.

Mas, como aplicar estratégias de mobile marketing no seu negócio? Separamos algumas dicas. Confira.

Site responsivo
O layout e design do seu site deve ser adaptável a qualquer tipo e tamanho de tela. Pense na experiência do seu usuário ao abrir o seu site no smartphone, por exemplo, sem precisar rolar a página de um lado para outro para conseguir visualizar o conteúdo. Outro ponto importante é a questão da velocidade de carregamento da página, que nos aparelhos móveis precisa ser ágil para que seu cliente não abandone a navegação;

SMS marketing

A taxa de entrega dessa mídia é alta, e a conexão com o consumidor pode ser próxima e pontual. Lembre-se que as mensagens precisam ser diretas e concisas. O seu cliente tem pouco espaço de visualização e pouco tempo de leitura em dispositivos móveis;

E-mail marketing

O conteúdo deve ser curto, leve e dinâmico, além de apresentar um carregamento rápido. Utilize ferramentas de automação de e-mail marketing para te auxiliar nessa estratégia. 

App marketing

O desenvolvimento de aplicativos de lojas e marcas tem crescido muito. Por meio do app, você pode enviar ofertas e promoções, que aparecem nas notificações push. O cliente pode realizar compras in-app, ou seja, dentro do app. E, ainda, é possível transmitir eventos como lives e vídeos. 

QR code marketing

É um código de barras que pode ser escaneado com a câmera do smartphone, na loja física, e que acessa informações e detalhes do produto no site, por exemplo. É uma maneira de conectar o off-line ao on-line. 

Uso de Chatbots

São robôs que conversam e interagem com o cliente. Eles agilizam o atendimento e podem ser ferramentas fundamentais de mobile marketing para divulgação de produtos e serviços.

Campanhas via WhatsApp

O WhatsApp tornou-se um canal essencial para os negócios. Com ele, você pode enviar mensagens de divulgação, atender o seu cliente e realizar vendas. Mas, lembre-se que as mensagens só podem ser enviadas com a permissão do usuário, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

O mobile marketing pode e deve ser utilizado em ações de divulgação dos seus produtos e serviços. É uma maneira de reforçar o posicionamento da sua empresa e de construir um relacionamento duradouro com o usuário por meio dos dispositivos móveis.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

O que é um site responsivo

5 recursos do WhatsApp para aumentar suas vendas


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