this is an h1

this is an h2

Thu Nov 26 15:20:41 BRT 2020
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Noções iniciais para investir em suinocultura 

Com mercado em expansão, a criação de suínos é uma alternativa para pequenos produtores e cooperativas.

· 23/05/2015 · Atualizado em 26/11/2020

Os principais cuidados para quem deseja iniciar um empreendimento de criação de suínos são relacionados a manejo adequado e nutrição dos animais, aos cuidados com a higiene e a saúde, bem como conhecimento e aprimoramento gerencial. A perspectiva de aumento na produção é animadora para começar no ramo da suinocultura. 

Produção mundial

O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo e, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a tendência é que até 2019 haja um implemento de 4,9% na produção.

Atualmente, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná são os três maiores produtores nacionais. No entanto, com o aquecimento do mercado, a tendência é que haja um crescimento na produção das outras regiões.

Etapas da suinocultura

O Mapa elaborou um esquema da cadeia produtiva, que é dividida em cinco sistemas:

  • Apoio: formado por fornecedores de insumos básicos, como ração e medicamento, e das empresas de transporte e abastecimento.
  • Produção de matéria-prima: reúne empresas, cooperativas ou produtores que fazem o manejo dos animais nas mais variadas etapas: reprodução, engorda e abate.
  • Industrialização: a indústria da suinocultura está dividida em duas categorias: 1) de primeira transformação, responsável pelo manejo das peças de carne; 2) de segunda transformação, quando a carne é utilizada para a fabricação de derivados como frios ou embutidos.
  • Comercialização: direcionada à venda do produto para atacadistas, varejistas ou exportadores, para consumo direto ou indireto.
  • Consumo: repasse do produto para o consumidor, que pode se dar de duas formas: 1) consumidor intermediário, que compram para revender ou agregar valor ao produto; 2) consumidor final, que compram a carne suína ou seus derivados para consumo próprio.
Como iniciar no setor

A criação de suínos está inserida em um contexto pecuário-empresarial. Isso significa que é necessário planejamento prévio, balizado por um Plano de Negócios, além do gerenciamento de todas as etapas do processo produtivo.

O capital pode vir de recursos próprios ou de financiamentos. A gestão dos recursos é fundamental para o empreendimento, que pode ser individual, de pequeno, médio ou grande porte.

É possível também trabalhar no regime de cooperativa, que pode ser de dois tipos: independente, quando o criador cooperado realiza todos os ciclos da produção; ou integrada, quando as etapas produtivas são divididas entre os membros da cooperativa.

O empreendedor deve avaliar a cadeia produtiva e identificar uma área de atuação que melhor se adeque a suas condições de investimento e ao mercado local.

O planejamento gerencial precisa considerar os seguintes quesitos: a quem vender, como vender, a quantidade a ser produzida, controle de custos da produção, mão de obra capacitada para o manejo, além do conhecimento da política e legislação da produção de suínos.

Para atender novos empreendedores e capacitar quem já está no mercado, o Sebrae mantém equipes nos estados. O atendimento pode ser feito nas diversas unidades de todo o país. Veja qual a unidade mais próxima de você.

Saiba mais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora