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Mon Apr 13 17:02:51 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
O core business dos restaurantes, além de comida, deve ser comunicação
Neste momento da Pandemia Coronavírus, veja como o ramo de alimentação pode se adaptar ao cenário de crise estreitando o relacionamento com os clientes.

 Diego Fabris, sócio fundador do Share Eatdeu diversas dicas de como os restaurantes podem se aproximar dos clientes e atravessar o momento de crise.

É sempre importante prestar atenção no cliente e tentar aproximar sua comunicação com ele. Não deixe de comunicar com eles regularmente, seja por posts nas redes sociais, ou mensagens pelo WhatsApp – avalie como e com que frequência seu cliente gostaria de receber suas informações. 

Seja criativo e veja, de acordo com sua realidade, o que pode ser colocado em prática:

 

1. A empresa que tiver um bom relacionamento com o cliente, sairá na frente

Entenda em qual momento da quarentena sua empresa poderá suprir os desejos do cliente. Trabalhe com o emocional dos consumidores, pense em propagandas que despertem sentimentos neles, como a saudade da comida que você oferece.

 

2. Venda pelo WhatsApp for Business

Envie seu cardápio para sua base de clientes e aceite encomendas por lá, sendo mais um canal de venda possível.

Deixe seu cardápio mais enxuto, isso facilita para o cliente na hora de escolher, e para o restaurante na hora de preparar.

Para que dê certo, a empresa deve ficar muito atenta aos pedidos e o controle de entrega, assim não correrá o risco de se perder nos pedidos e deixar clientes insatisfeitos.

 

3Reveja seu cardápio

Além do seu cardápio, avalie se pode adaptar pratos para o momento atual: invista em pratos mais práticos e que terão um bom custo-benefício para o cliente.

Oferecer pratos saudáveis também pode ser interessante, pensando naqueles consumidores que irão pedir delivery todos os dias e querem priorizar o bem-estar.

 

4. Crie kitscomo kits de festa para poucas pessoas

Estimule encontros virtuais! Jantares, almoços e bate papo entre amigos estão em alta, então mostre como isso ficaria ainda melhor com um de seus produtos.

 

5Faça promoções para serem usadas posteriormente

Vouchers para serem usados futuramente são uma ótima opção. Eles podem ser uma maneira de ajudar no fluxo de caixa nesse momento.

 

6Higienização

mostre para seus clientes, por meio de fotos e vídeos, como estão sendo as suas medidas de segurança do alimento e cuidados com a saúde.

 

7. Avalie a forma de delivery

Atualmente, o delivery está sendo a melhor alternativa para os restaurantes, bares e outros estabelecimentos do ramo de alimentação. A maioria dos empresários não trabalhava com um modelo de delivery de maneira estratégica, e alguns sequer utilizavam esse meio de entrega. Como esse processo de adoção precisou acontecer “de uma hora para outra”, muitos empresários ainda enfrentam dificuldades. Assim, o crescimento dessa modalidade está sendo bastante expressivo neste momento e como consequência, atingindo muitos clientes.

 

Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.

 

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