this is an h1

this is an h2

Thu Dec 15 01:00:44 BRT 2022
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Veja quais passos seguir antes de abrir uma franquia

Saiba como pesquisar as franquias, decidir quanto investir, analisar se o negócio é rentável e em quanto tempo terá o retorno do que aplicou.

· 24/01/2014 · Atualizado em 15/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Confira a seguir quais são os aspectos a analisar antes de abrir uma franquia.

Pesquise as franquias

Entre os diversos fatores que devem ser observados, destacam-se:

  • Analise a sua capacidade de investimento;
  • Quais são as habilitações exigidas;
  • Quantidade de tempo que terá disponível para dedicar-se;
  • Disponibilidade na sua região;
  • Afinidade com o ramo de negócio e com a marca;
  • Pontos que considere importantes, como o reconhecimento da marca. Planeje os investimentos.

É preciso ter capital suficiente para iniciar e manter a operação até que ela se torne rentável. O risco de gastar-se mais do que havia sido planejado é uma possibilidade em qualquer empreendimento. Por esta razão, o cálculo da capacidade de investimento deve incluir: 

  • O investimento inicial informado pelo franqueador, por meio do circular de oferta de franquia (COF), o tempo previsto para que a empresa atinja o ponto de equilíbrio operacional.
  • O capital de giro para que a empresa tenha recursos para pagar seus compromissos, mantendo um bom nível de atendimento aos clientes, além de uma reserva de capital para sustentar-es enquanto não puder fazer retiradas da empresa sem o risco de deixá-la descapitalizada.

Faça uma análise de lucratividade

Não basta conhecer o capital inicial total previsto pela franqueadora. Quando se tem uma determinada quantia para investir, cabe perguntar quais são as opções de rentabilidade para ela, porque comprar uma franquia pressupõe a análise comparada a outros investimentos disponíveis no mercado.

Passamos à comparação entre a lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno previsto.

 

Avalie a experiência do franqueador e o suporte oferecido

Quando o franqueador tem um negócio testado em uma unidade-piloto, onde reproduz as mesmas condições que serão oferecidas aos franqueados, comprovando a sua viabilidade, os riscos poderão ser minimizados, uma vez que muitos erros já terão sido corrigidos, o mercado para os produtos/serviços avaliado e a posição da marca definida.

Alguns franqueados sentem-se atraídos pelo desejo de oferecer algo novo ao mercado e obter vantagens junto ao franqueador por participar do processo desde o seu início. A grande dificuldade, no entanto, será avaliar se o modelo de negócio está baseado em uma tendência de mercado ou em um modismo passageiro.

No sistema de franquias, o franqueado paga por um know-how, por reproduzir um modelo de sucesso e pelo direito de uso de uma marca reconhecida no mercado. Abrir mão desses conceitos envolve riscos que precisam ser cuidadosamente avaliados. Mas, de um modo geral, os franqueados buscam franquias por considerá-las mais seguras do que os negócios próprios.

Eles desejam obter o sucesso já alcançado pelo franqueador, e para isso, precisam ter o seu apoio em forma de bons treinamentos, inovação tecnológica aplicada ao negócio e suporte operacional, que devem ser medidos junto às unidades já em operação.

Verifique a saúde financeira da franquia e o cumprimento às exigências legais

Todo franqueado precisa entregar um grande número de documentos que comprovem a sua capacidade financeira para adquirir e gerir uma unidade franqueada. Mas também a franqueadora precisa garantir a seus franqueados a viabilidade de seu plano de negócios, com dados financeiros que comprovem a sua capacidade de atender às necessidades de gestão de sua rede.

A legislação determina a entrega dos balanços dos dois últimos exercícios juntamente com a circular de oferta de franquia (COF), documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas da sua franquia para investidores interessados em adquirir e operar uma franquia de sua rede. Conforme previsto na lei, o documento deve ser entregue ao franqueado até dez dias antes da assinatura de qualquer contrato ou taxa. 

Mas, estes não devem ser os únicos documentos avaliados. O candidato a franqueado deve informar-se sobre a regularidade fiscal e tributária da empresa, verificando as certidões negativas federal, estadual e municipal de onde se encontra a sede da franqueadora. Por meio de referências comerciais, como dos principais fornecedores, será possível verificar se há indícios de problemas financeiros devido ao não pagamento de produtos e serviços contratados.

Lembre-se

A internet também é uma excelente ferramenta de pesquisa, onde o franqueado poderá verificar o cumprimento às exigências legais ou obter informações que possam ser utilizadas na fase de entrevistas com o franqueador.

Troca de experiências

Na circular de oferta de franquia encontra-se a lista dos franqueados e de todos os ex-franqueados que tenham se desligado da rede nos últimos 24 (vinte quatro) meses, com os respectivos nomes, endereços e telefones. Procurá-los e buscar informações sobre o suporte oferecido, a rentabilidade e lucratividade do negócio, se as expectativas iniciais foram cumpridas e, no caso dos ex-franqueados, conhecer a razão por não estarem mais na rede é tarefa de quem está buscando a franquia ideal.

O candidato precisará levantar as informações, confrontá-las e submetê-las ao franqueador durante a entrevista, para que, ouvindo suas explicações, possa concluir sobre os motivos que levaram às rescisões ou desistências.

Procure a ajuda de especialistas

Durante a análise do modelo de negócio que está sendo franqueado, da leitura da circular de oferta de franquias, da minuta do contrato e da análise dos dados financeiros, é recomendável que o candidato busque a orientação de profissionais que possam ajudá-lo neste processo. A compra de uma franquia, muitas vezes, representa anos de economias e não deve ser desperdiçada por um erro de avaliação que poderia ser evitado.

Achou o tema atraente e ficou interessado em saber como abrir uma franquia? Assista ao vídeo abaixo e saiba como:

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?