this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Tue Apr 30 17:35:53 BRT 2019
Pessoas | COACHING
Coaching: entenda o significado e como funcionam as sessões

Muito discutido atualmente, o coaching tem como principal objetivo auxiliar as pessoas a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

· 05/07/2016 · Atualizado em 30/04/2019
Imagem de destaque do artigo

Atualmente, temos ouvido falar com enorme frequência sobre coaching. O assunto aparece nos stories do Instagram, em anúncios da internet e em posts dos amigos no Facebook. É coaching para carreira, relacionamentos, financeiro - hoje já existem coaches para - quase - tudo.

O que você precisa saber é que essas modalidades estão relacionadas diretamente ao life coaching, uma metodologia que auxilia as pessoas a cumprir metas pessoais.  

Mas, afinal, o que é coaching?

Coaching é um processo onde o cliente, denominado coachee, busca melhorar o desempenho para alcançar metas e objetivos por meio da assistência de um profissional, chamado de coach.

Como funcionam as sessões de coaching?

Esse processo é realizado em sessões semanais de atendimento conduzidas pelo coach, com duração média de uma hora, sendo que o número de sessões é adequado à necessidade do cliente. O processo de coaching será encerrado quando o cliente se sentir preparado para atingir suas metas e objetivos.

A condução dessas sessões é feita por meio de perguntas. Elas têm o objetivo de estimular e levar o coachee à reflexão sobre os pontos em que ele precisa prestar atenção e melhorar para tornar possível a realização das metas - sejam elas pessoais ou profissionais.

Esses fatores podem ser externos ou internos. Cabe ao coach, por meio de técnicas específicas, estimular o cliente (coachee) a buscar os recursos que ele mesmo tem para lidar com os fatores que poderão impulsioná-lo aos seus objetivos.  

No processo de coaching, é fundamental o comprometimento do coachee com a meta. Por mais contraditório que possa parecer, em muitos casos os coachees tendem a somente se comprometer com as sessões, não trabalhando os comportamentos que o aproximarão do alcance da meta durante o intervalo entre uma sessão e outra.

Costumamos dizer no processo de coaching que o profissional (coach) é amigo da meta. Isso quer dizer que ele está comprometido com o objetivo do cliente, pois ela é o motivo das sessões, e os resultados somente virão se o foco de ambos for essa meta.

No que diz respeito a essa meta propriamente dita, é importante que ela seja “calibrada” na primeira sessão, para garantir que seja alcançável.

Portanto, ela precisa:

  • Ser objetiva (não deixando dúvidas do que se trata)
  • Mensurável (que pode ser medida)
  • Ter um responsável
  • Realista
  • Ter um tempo determinado para ser cumprida

Em relação ao tempo, para mantermos o coachee motivado e comprometido, trabalhamos com metas intermediárias de curto prazo, que precisam ser cumpridas no intervalo entre as sessões.

Para buscar o seu cumprimento, ao final de cada sessão o coachee se compromete a realizar as atividades previstas em um plano de ação, elaborado por ele mesmo, e posicionar na sessão seguinte o coach sobre o cumprimento do plano. Realizar o cumprimento sequencial dos planos de ações é a forma mais efetiva do cliente alcançar os objetivos. 

 

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuira.

Acesse agora