CAPITAL DE GIRO

O que é e como funciona o capital de giro?

Capital de giro é usado para financiar a continuidade das operações da empresa, seja para aquisições para o estoque ou para despesas operacionais.

  • Saiba mais

Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

Conforme o próprio nome indica, o capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia a dia da empresa.

Se o capital de giro está relacionado com as contas financeiras que giram ou movimentam o dia a dia da empresa, podemos concluir que:

  • Toda empresa que vende a prazo precisa de recursos para financiar seus clientes;
  • Toda empresa que mantém estoque de matéria-prima ou de mercadorias precisa de recursos para financiá-lo;
  • Quando a empresa compra a prazo (matéria-prima ou mercadorias) significa que os fornecedores financiam parte ou todo o estoque;
  • Quando a empresa tem prazos para pagar as despesas (impostos, energia, salários e outros gastos) significa que parte ou o total dessas despesas é financiada pelos fornecedores de serviços.

A interpretação das situações acima nos leva a determinar em quais contas a empresa precisa aplicar recursos e de que contas a empresa obtém recursos para financiar o capital de giro.

Um conceito importante para entendimento do capital de giro está relacionado à necessidade desse dinheiro. Essa necessidade indica o montante de recursos que a empresa precisa para financiar suas operações, ou seja, o valor dos recursos que a empresa precisa para que seus compromissos sejam pagos nos prazos de vencimento.

A necessidade de capital de giro representa a diferença entre o montante de recursos aplicados (I) menos o total dos recursos que a empresa consegue para financiar o capital de giro (II).

Saiba mais

Conheça outros conteúdos sobre capital de giro e controles financeiros

Veja alguns cursos a distância que podem ajudar você

Assista aos vídeos e ouça os áudios sobre o tema



Como Formar Capital de Giro? (Programa 19)

A dona de uma pequena metalúrgia escreve para o Sebrae para dizer que não tem capital de giro. O consultor do Sebrae diz que ela deve estar c

Como Formar Capital de Giro? (Programa 19)

Como Fazer Gestão do Capital de Giro (Programa 90)

O especialista em inovação do Sebrae Nacional Edson Pereira recomenda que os empreendedores criem um fundo reserva para épocas de pouc

Como Fazer Gestão do Capital de Giro (Programa 90)