this is an h1

this is an h2

Mon Nov 07 20:07:42 BRT 2022
Inovação | SUSTENTABILIDADE
O que é greenwashing?

Veja a importância de evitar práticas de greenwashing.

· 31/10/2022 · Atualizado em 07/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando uma organização implementa estratégias e propagandas enganosas sobre suas práticas ambientais, estamos falando de greenwashing. É um conceito atual e muito discutido no meio empresarial, porque trata-se de um problema que deve ser evitado e combatido.

No início da década de 1990, um artigo na revista New Scientist, trouxe pela primeira vez a expressão greenwash (em português, “pintando de verde” ou “maquiagem verde”). O greenwashing é uma falsa promoção de discursos, anúncios e campanhas com características ecologicamente ou ambientalmente responsáveis ou inclusivas, mas que, na prática, não são realizadas pela empresa. A intenção de quem pratica o greenwashing é criar uma falsa aparência de sustentabilidade, enganando o consumidor, fazendo com que ele pense que está contribuindo para a causa ambiental ou social ao comprar determinado produto ou serviço.

Por que as empresas praticam greenwashing?

Uma investigação realizada pela European Comission (EC), em 2021, com 344 alegações duvidosas de diferentes companhias, apresenta alguns exemplos de greenwashing. Muitas vezes, a empresa não fornece orientações suficientes sobre os produtos para os consumidores avaliarem a veracidade das informações. Ou as afirmações em uma campanha ou descrição do produto incluem termos como “consciente”, “amigo do ambiente”, “sustentável”. Nesse caso, a tentativa é de transmitir aos consumidores a ideia de que o produto não tem impacto negativo no meio ambiente. 

Com a agenda ESG em destaque no mercado, as empresas têm buscado mostrar que estão seguindo os padrões para garantir mais investimentos e clientes. Ou seja, ações ambientais e sociais tornaram-se peças de marketing no mercado de tendências de ESG. E, algumas vezes, a veracidade das informações acaba em segundo plano. Empresas que realizam essa prática pensam que adotar um modelo de produção sustentável necessita de altos investimentos, e a prática de greenwashing esconde os custos de responsabilidade socioambiental.

Quais as consequências da prática de greenwashing?

As consequências das práticas de greenwashing afetam tanto a empresa quanto a sociedade e o meio ambiente. Em um momento de transformação dos modelos produtivos, visando a descarbonização da economia para diminuir os impactos das mudanças climáticas, essa prática pode impactar negativamente na confiança das instituições. Além disso, pode colocar em dúvida a real capacidade de mudança para uma economia mais sustentável.

Para os consumidores, essa prática enganosa causa a sensação de insegurança e de desconfiança. Os consumidores perdem a capacidade de diferenciar as empresas que são responsáveis ambientalmente das que praticam greenwashing.

E, para as empresas, a propaganda enganosa é considerada crime. Ou seja, essas ações podem ter como consequência processos judiciais contra a organização.

Em termos de mercado, perder a confiança dos seus clientes é uma das piores coisas que pode acontecer para uma instituição. Além disso, as ações de greenwashing podem levar a um prejuízo financeiro devido à diminuição de clientes, de investidores e de parceiros comerciais.

Um exemplo de greenwashing famoso aconteceu em 2015, quando a Volkswagen foi envolvida em um escândalo de falsificação de resultados de emissões de poluentes em motores a diesel. A montadora admitiu que usou um programa de computador para burlar inspeções de 11 milhões de veículos. Como resultado, o presidente da empresa renunciou ao cargo e a companhia fez um recall de 8,5 milhões de unidades, tendo seu primeiro prejuízo em 15 anos.

Independente do porte e do segmento, toda e qualquer empresa deve evitar o greenwashing como forma de manter-se competitiva e valorizada no mercado. O importante não é o discurso, mas a implementação de práticas ambientalmente responsáveis. Lembre-se que empresas que praticam o greenwashing estão fadadas ao insucesso e ao desaparecimento.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?