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Thu Apr 23 11:37:54 GMT-03:00 2020
Empreendedorismo
O que fazer enquanto os turistas não podem viajar?
Nesse momento tão difícil para o turismo, é importante manter a calma. Preparamos algumas dicas para tentar ajudar a sua empresa a enfrentar essa pandemia.

Nesse momento nunca antes vividoé fundamental manter a calma e viver um dia de cada vez. Ainda não sabemos quanto tempo a quarentena vai durar e muitas são as notícias que chegam, todas com incertezas. Para atravessar esse momentopreparamos algumas dicas que podem ajudar sua empresa do setor de Turismo.

Antes de começar, faça um check list e confirme se já tomou as providências abaixo:

  • Manter as atividades e contatos possíveis da empresa por meio online. Veja quais tarefas sua equipe pode fazer em home office, mantenha contato com fornecedores e clientes por canais a distância/ virtuais.

  • Estruturar um canal de atendimento aos clientes para fornecer respostas e soluções, tanto de viagens previstas que precisam ser canceladas, como de futuras reservas que serão mantidas, assim como outros assuntos.

  • Comunique em todos os canais de sua empresa quais as medidas que estão sendo tomadas com relação à política de cancelamento:

    • Quanto a política de cancelamento, flexibilize a remarcação do seu cliente e evite o cancelamento - que tem como consequência o reembolso. Nesse momento, reservas futuras (mesmo sem data marcada) podem garantir o seu fluxo de caixa mínimo.
    • Estruture canal de atendimento facilitado, que dê conforto ao seu cliente e o deixe seguro para utilizar o crédito da sua reserva futuramente.
    • Aproveite esse momento para demonstrar todos os serviços futuros que ele poderá acessar. Apresente os benefícios.
    • Crie conteúdos que demonstrem a experiência futura que ele terá. Reforce a mensagem que, no momento, o cliente precisa ficar em casa, mas em breve o seu serviço/ produto estará ainda melhor pra ser desfrutado.  
  • Planeje como irá administrar sua empresa nesse momento de paralização:

    • Analise quais contratos podem ser ajustados e, depois, negocie com os fornecedores.
    • Isole ambientes que ficarão parados durante este período.
    • Acompanhe e planeje o fluxo de caixa. Importante analisar conta por conta para diminuir custos no que for possível.
  • Atenção às medidas econômicas anunciadas pelo governo e bancos para apoio aos pequenos negócios e ao seu setor O turismo é o setor mais afetado com a crise sanitária e e deverá receber apoio diferenciado:

    • Converse com seus agentes financeiros sobre linhas de créditos e flexibilização de pagamentos de empréstimos. 

 

Quando todas essas medidas emergenciais e de adaptação estiverem em curso, comece a pensar na sua retomada e o que pode ser feito nesse período. Vamos às dicas? 

  • Governança do seu destino. Esse é o momento união e troca de boas práticasSeja ativo, faça parte de grupos on-line de empresários do seu setor e busque soluções conjuntas.   

  • Reflexão sobre o seu negócioAnalise como ele está posicionado. Se reorganize para quando essa fase passar e a sua empresa retorne mais fortalecida.  

  • Reveja as rotinasAvalie como ser mais produtivo, busque conteúdo sobre este tema e planeje como implementar na empresa.  

  • Campanhas de marketingPense em campanhas associadas ao destino turístico que está inserido.  

  • Avalie novos canais de comercialização e mantenha ainda mais forte os que a empresa  tem.  

  • Mantenha o engajamento do turista nas redes sociais. O turista é o parceiro do seu empreendimento e/ou destino turístico 

 

Não esqueça: esse momento vai passar e você precisa estar preparado para voltar com tudoSeus clientes vão retomar a rotina, os planos e sonhos com força total, ávidos por experiências únicas e viagens inesquecíveis!

 

Escrito por Germana Magalhaes, coordenadora do setor de Turismo Sebrae Nacional.

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Veja também este vídeo sobre os "Próximos passos do turismo brasileiro":

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