this is an h1

this is an h2

Mon Feb 07 11:13:56 BRT 2022
Planejamento | ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
O que são estratégias empresariais

Aprenda a definir metas e saiba como alcançá-las para obter sucesso no seu empreendimento

· 22/09/2016 · Atualizado em 07/02/2022
Imagem de destaque do artigo
Conceitos
O que é estratégia?

Conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, metas, políticas e planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades do ambiente e os recursos da organização.

  • Refere-se às decisões de mais alto nível;
  • Mobiliza a empresa como um todo;
  • Tem foco no médio e longo prazo;
  • Pode ser corporativa ou de unidades de negócios.
E estratégia empresarial?

É como a empresa pretende alcançar os objetivos almejados na Administração Estratégica que é o processo de planejar, executar e controlar. Abrange as áreas de marketing, operações, pessoas e finanças, conduzidas a partir de uma estratégia ampla da organização.

Por que as estratégias empresariais são importantes?

Porque pensar estrategicamente é fundamental para quem quer alcançar o sucesso empresarial, sobrevivendo às mudanças constantes do mercado.

Muitas empresas nascem e crescem de forma desordenada, podendo até sobreviver por certo período no mercado. Mas, em tempos de tantas mudanças nos aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos, em um mercado altamente competitivo, sobreviver com resultados diferenciados exige muita organização, controle e inovação.

Se a empresa está iniciando, definir a estratégia que vai trilhar no mercado fará grande diferença, pois, ao conhecer as potencialidades e as limitações para operação, falhas podem ser evitadas, alcançando resultados mais consistentes com a sua razão de existir.

Se a empresa já está no mercado, é fundamental repensar a forma de operação. No ambiente de constantes mudanças, pode ser necessário efetivar processos de reestruturação para sobrevivência e competitividade. As reestruturações podem ser na forma organizacional, financeira, mas também dos produtos e serviços oferecidos no mercado.

Alternativas estratégicas
  • Estratégias de Crescimento: estratégia empresarial para aumentar os lucros, as vendas, ou a participação do mercado, aumentando o valor da empresa.
  • Estratégias de estabilidade: quando há operações em diversos setores, a empresa pode querer concentrar suas operações, seus esforços administrativos, nas empresas existentes, sem aumentar suas unidades.
  • Estratégias de redução: quando os resultados estão abaixo do esperado, ou a sobrevivência está desafiadora, a redução pode ser uma estratégia de melhoria da situação negativa, podendo ser de reviravolta – mudanças para melhoria; desinvestimento ou liquidação se for o caso.
Como elaborar

Para elaborar as estratégias empresariais, é importante seguir um roteiro, organizar o pensamento de forma estratégica, orientando a empresa rumo ao futuro.

Para isso, é utilizada a técnica de Planejamento Estratégico, que engloba análise do cenário; identificação de crenças e valores; enunciado na missão da empresa, sua razão de existir no mercado, o que vai entregar e como será reconhecida.

Dessa forma, será preciso traçar as estratégias para atuação no mercado de forma competitiva, buscando os melhores resultados.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora