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Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Ponto de venda: estratégias e dicas para acertar na escolha

Escolher o ponto de venda ideal é fundamental para o sucesso do negócio. Da preparação ao fechamento do contrato, todo momento conta.

· 24/11/2013 · Atualizado em 25/07/2022
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São muitas as estratégias para se levar em conta na hora da abertura de uma empresa, mas uma delas é primordial: o ponto de venda. O ponto comercial, principalmente quando se trata do comércio varejista, é fundamental para o bom desempenho das vendas.

Questões como acesso físico, tráfego de pedestres, número de concorrentes no entorno e facilidade para estacionamento devem ser consideradas antes de decidir o local para o comércio.

A análise da loja deve considerar as perspectivas internas e externas, a experiência de compra, o contato com os vendedores e o momento de fidelização e relacionamento com o cliente.

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18 estratégias
  1. Estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir;
  2. Defina o produto a ser oferecido;
  3. Avalie o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel;
  4. Verifique se o preço é compatível com a sua capacidade de investimento, o prazo de retorno e o movimento esperado;
  5. Observe a facilidade de acesso, a visibilidade, o volume do tráfego, o local para estacionamento e o nível de ruído;
  6. Verifique as condições de higiene e de segurança;
  7. Cheque a proximidade de concorrentes e similares;
  8. Atente para a facilidade de aquisição de matéria-prima e recrutamento de mão de obra, ou seja, verifique a existência de pessoas especializadas nas imediações;
  9. Verifique se o local atende às especificações do projeto, em termos de área adequada à produção e/ou serviços prestados e proximidade com o mercado consumidor e fornecedores; 
  10. Solicite a busca prévia de localização junto à prefeitura, com o objetivo de verificar possíveis impedimentos em relação à montagem do negócio, tendo em vista o plano diretor urbano do município;
  11. Levante várias alternativas de pontos para poder comparar e definir o melhor lugar para o negócio;
  12. Observe o movimento dos locais escolhidos durante vários dias e em horas alternadas;
  13. Fale com os proprietários dos estabelecimentos vizinhos para tentar descobrir qual é o valor médio de aluguel dos imóveis da região;
  14. Verifique a infraestrutura oferecida - luz, água, telefone - e as facilidades de acesso;
  15. Prefira pontos que tenham estacionamento próprio ou nas proximidades;
  16. Escolha o lado da rua onde faz sombra à tarde, quando o movimento é maior;
  17. Dê preferência para lojas no nível da rua e sem recuo, para aumentar a visibilidade;
  18. Procure pontos próximos à entrada principal, às escadas rolantes, à praça de alimentação ou junto às lojas-âncora dos shoppings.
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Dicas

Colocar-se no lugar do cliente é uma ótima estratégia para analisar o ponto de venda.

Apesar de todas as dicas acima, ainda é bom lembrar que a análise da loja deve considerar as perspectivas internas e externas, a experiência de compra, o contato com os vendedores e o momento de fidelização e relacionamento com o cliente.

Vamos pensar na escolha do ponto na perspectiva do cliente?

A primeira impressão deve garantir:

  • Visualização: beleza, estímulos visuais e bom gosto;
  • Acesso: localização do ponto, acesso para pessoas com deficiência, estacionamento e segurança;
  • Conveniência: serviços oferecidos pela loja.

Mesmo que a gente goste de pensar a primeira impressão é a que fica, a segunda impressão também conta muito, pois é nela que o cliente vai poder reparar nestes aspectos:

  • Ambientação: luz correta, cores, música ambiente e odores agradáveis;
  • Layout: disposição de displays, prateleiras e bancadas, espaço bem aproveitado e mapeamento de gôndolas por visualização;
  • Merchandising: fluxo conduzido de clientes e destaques de produtos.

Ainda assim, é na terceira impressão que se dá a experiência de compra e contato com vendedores. Nesse momento, contam:

  • Abordagem: contato dos vendedores com o cliente, boa educação, boa apresentação, liberdade para o cliente, boa informação sobre os produtos, rapidez no atendimento e perguntas-chave;
  • Facilidades: bônus, facilidades de pagamento, descontos e serviços adicionais.

Na quarta e última impressão, no momento de encerramento da compra, acontecem a fidelização e o relacionamento. Nessa fase, são considerados:

  • Cadastro de clientes: sorteios, promoções, cartão fidelidade e concepção do perfil dos clientes;
  • Relacionamento pós-venda: mala direta, cartões de aniversário, datas comemorativas etc.
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Você sabia?

Existem quatro componentes principais para o Marketing, os chamados 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

O P de Praça é o que diz respeito exatamente à localização do negócio. Ele deve estar alinhado com os demais, mas talvez seja o mais difícil de ser ajustado a curto prazo, porque, caso o imóvel seja alugado, o contrato prevê um tempo mínimo de ocupação. Caso seja comprado, mudar será ainda mais trabalhoso. Portanto, o alinhamento entre os 4Ps elevam as chances de sucesso de qualquer negócio.


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