Negócios on demand têm inovado o mercado por meio do consumo personalizado e prometem continuar expandindo.
Uma das grandes promessas para 2018 é o crescimento de serviços on demand. Por meio deles, clientes cada vez mais exigentes, e com altas expectativas, obtêm serviços rápidos, bem feitos e personalizados. A evolução nos sistemas de busca traz a possibilidade de adquirir – a qualquer momento – um produto ou serviço, perfeito para o consumidor.
Mas o que são, exatamente, serviços on demand?
O on demand é basicamente um serviço sob encomenda. Seu objetivo é atender imediatamente a uma demanda do consumidor, de forma fácil e individual. O poder de escolha que possibilita ao cliente optar pelo que, quando, como e onde comprar, somado à agilidade de comunicação através de computadores e celulares são grandes facilitadores dessa forma de consumo.
Uma forma de ilustrar esse conceito é a plataforma Now da TV por assinatura Net. Diferente do serviço tradicional de TV a cabo oferecido (onde o assinante assiste a uma programação pré-definida pela empresa), através do Now é possível escolher qual programa assistir, a qualquer momento. Pela plataforma on demand, são oferecidos diversos títulos a um preço fixo, sendo possível, ainda, alugar outros conteúdos que não fazem parte do catálogo básico do pacote, como lançamentos. Ou seja: o usuário escolhe o que quer consumir, em qual momento e de que maneira.
A empresa de consultoria empresarial MCkinsey&Company, tida como líder mundial do segmento no mercado, realizou um estudo onde projetou as demandas de consumo para o futuro. Elas foram divididas em quatro frentes: Agora, Eu Posso, Para Mim e Simples; explicadas no quadro abaixo. É com o intuito de bem atender a essas necessidades do público que emerge a tecnologia on demand.
Além da Net, outras empresas já investem nesse tipo de serviço sob encomenda. Essas instituições estão em diversos setores da economia, e algumas delas tem registrado crescimento recorde. É o caso da gigante Netflix, que faturou mais de dois bilhões em receita, apenas nos três primeiros meses de 2017, e conta com mais de 100 milhões de assinantes. O provedor global de filmes e séries superou, nos Estados Unidos, o número de assinantes com relação aos serviços tradicionais, como a Tv a cabo.
A Netflix atende às demandas citadas no estudo, o que é uma das causas do seu sucesso. O serviço possui uma interface fácil e intuitiva, disponibiliza seu conteúdo a qualquer momento e através de diferentes plataformas – inclusive sendo possível utilizar o serviço offline – e armazena dados de preferências, como conteúdos bem avaliados pelo usuário para futuras indicações de conteúdos semelhantes.
Os benefícios obtidos ao se utilizar um serviço sob demanda para uma empresa é a aplicação de soluções para as necessidades e particularidades daquele empreendimento. Essas soluções visam atualizar a instituição para que ela seja capaz de alcançar resultados superiores e aumentar a força de mercado.
No geral, empresas contratam sistemas já prontos, cabendo a elas a adaptação a esse sistema. A criação de um sistema que se adapta à empresa e a velocidade de implementação desse sistema ampliam o controle de desenvolvimento daquela instituição. Isso significa que o sistema on demand possibilita a solução exata de problemas e dificuldades daquele negócio, economizando tempo e dinheiro.
Algumas empresas são especialistas no oferecimento dessas soluções sob encomenda:
- OpenSpace: entre os serviços oferecidos destaca-se o aluguel de escritórios completos para uso de uma “empresa cliente”. São oferecidos, além do espaço físico pronto para se trabalhar, serviços como recepcionistas e telefonistas. A empresa interessada em solicitar o serviço escolhe o tempo que deseja contratar e paga apenas por aquilo que usar.
- NeoAssist: o empreendimento, especializado em comunicação, propõe soluções para melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes, através da integração de canais de atendimento e plataformas de dados. As necessidades de cada “empresa cliente” são analisadas individualmente, para que sejam criados projetos exclusivos para aquela demanda. O resultado são empresas capazes de se comunicar com seu público-alvo por meio de um serviço de excelência.
- Lionbridge: é uma empresa de tradução, classificada no ranking das 100 mais confiáveis pela Forbes. Sua plataforma on demand oferece serviços de tradução conforme necessidade das “empresas cliente”, e permite gerenciamento de etapas e prazos.
Empresas que desenvolvem ou adotam o sistema de serviços sob demanda, oferecem aos seus clientes serviços personalizados, práticos, rápidos e fáceis de adquirir. A concepção de uma atividade por encomenda se baseia na premissa de cumprir exatamente o que o cliente deseja, independente da hora ou do lugar em que ele se encontra.
Além das plataformas de vídeo on demand (Net Now e Netflix) anteriormente citadas, outras têm se destacado no mercado B2C:
- Spotify: É uma plataforma de música sob demanda que permite ao usuário acessar e ouvir músicas à vontade, conectado à uma rede de internet ou off-line (nos casos das contas pagas). A plataforma oferece listas de músicas de acordo com os gostos do consumidor e permite, ainda, que ele crie as próprias listas e se conecte às listas de outros usuários.
- Ifood: Através da localização do usuário são apresentados restaurantes cadastrados na plataforma que oferecem sistema de entregas. O cliente pode escolher o restaurante através diferentes categorias como tipo de prato, distância e preço. As preferências e o histórico do cliente ficam registrados para compras posteriores.
- Cabify: Ainda que possua um sistema muito parecido com o concorrente Uber – o cliente solicita um carro quando e onde desejar, por um preço apresentado antes da corrida – a Cabify possui diferenciais na personalização do atendimento. Dentro da plataforma do serviço é possível escolher se deseja que o motorista abra a porta do carro para o cliente, entre em contato ao chegar no ponto de encontro, deixe ou não o ar-condicionado ligado e, até mesmo, qual estação de rádio se deseja ouvir durante o percurso.
Tendências
Para que as empresas obtenham sucesso e acompanhem as necessidades do mercado consumidor é necessário que elas entendam esse mercado de três maneiras diferentes:
1. Por meio de uma visualização ampla, com o intuito de observar tendências do segmento e da própria marca, com atenção ao que o consumidor pensa e fala.
2. Através ferramentas com capacidade de agrupar informações sobre cada contato do consumidor com a marca, a fim de integrar diferentes setores.
3. Mediante um atendimento completamente personalizado, com o objetivo de servir e satisfazer o consumidor em qualquer esfera.
As tendências sugerem que o consumo passará a ser cada vez mais integrado entre ambientes físico e virtual. Parte das tecnologias que são facilitadoras desse processo são conhecidas e acessíveis, como, por exemplo, a NFC – uma tecnologia que possibilita a transferência de dados sem fio e de uma maneira segura.
A partir de tecnologias como essa a personalização dos serviços se torna muito mais eficaz. Com um investimento voltado para a captação de dados e perfis de clientes, as empresas se adaptarão a essa nova realidade e conquistarão os consumidores perfeitos para seus produtos.
Foi um prazer te ajudar :)