this is an h1

this is an h2

Mon Mar 27 18:55:14 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Os desafios da inovação tecnológica

Implantar tecnologias nas empresas nem sempre é tarefa fácil, seja pelos recursos financeiros limitados, seja por causa de equipes reduzidas e sem experiência.

· 13/12/2013 · Atualizado em 27/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

São vários os desafios que os pequenos negócios enfrentam para inovar. Muitas vezes, a chave para a inovação é melhorar a gestão de pessoas ou capacitar a equipe, trazendo conhecimento para o negócio. Fechar parcerias também é recomendável.

Abaixo, segue uma lista de desafios e soluções para ajudar os empreendedores a inovar. Confira:

Recursos humanos

A equipe é, sem dúvida, o maior capital de que uma empresa dispõe para vencer todos os desafios impostos por um mercado cada vez mais competitivo. Os profissionais, quando bem preparados e dirigidos, atuam como agentes da mudança da cultura da empresa e potencializadores de inovações em produto, processo, marketing e gestão. Uma empresa pode ter recursos financeiros e tradição no mercado, mas se não tiver bons recursos humanos, o processo de inovação não ocorre.

Fontes de conhecimento

Interagir com fontes de conhecimento é outra condição importante para uma empresa inovar e incorporar novas tecnologias. Há uma série de possibilidades com as quais a empresa pode contar para acessar o conhecimento necessário para implementar a inovação. Isso é possível por meio de parcerias com centros e institutos de pesquisas e universidades, por exemplo.

O primeiro passo nesse caso é procurar o Sebrae, que pode indicar para o empresário contatos de universidades e institutos de pesquisa mais focados na necessidade da empresa. Também são ambientes ricos em informações as incubadoras e aceleradoras de empresas, os espaços que promovem o compartilhamento de ideias, como coworkings, assim como algumas organizações não governamentais e consultorias especializadas voltadas para a inovação.

Feiras, congressos, palestras, artigos e patentes são outros recursos que o empresário pode usar para acessar na busca por conhecimento. Para saber qual entidade pode ajudar o negócio a inovar, ligue 0800 570 0800 e peça orientação para o Sebrae no seu estado.

Cooperação empresarial

É sempre uma estratégia que dá bons resultados fechar parcerias entre empresas, clientes e fornecedores. Isso pode servir como estímulo à inovação ou fonte de informações e conhecimentos para o negócio. Participar de grupos de empreendedores, encontros empresariais e estar inserido em clusters (aglomerados) são fontes de vantagem adicional quanto ao compartilhamento de ideias, problemas, riscos e custos no esforço para inovar.

Estrutura da empresa

A organização da empresa deve atender às exigências do mercado e às necessidades dos clientes. Para isso, o empreendedor tem que ser ágil nas decisões e implementações de modo a não perder o momento exato da inovação, sob risco de ser excluído do mercado.

Liderança para inovar

Todos os desafios citados anteriormente – criar e manter um ambiente propício à inovação, desenvolver e investir em recursos humanos, abrir contatos com fontes de conhecimento e estabelecer parcerias com clientes, fornecedores e concorrentes – não poderão ser superados se a liderança da empresa não trabalhar fortemente para que a inovação seja um valor fundamental do negócio. A direção ainda deve ser empreendedora e ter visão de longo prazo, capacidade de lidar com o risco e clara percepção de ameaças e oportunidade do negócio. Com essas características, os donos da empresa poderão implementar melhorias nos seus produtos e serviços.

Recomendações

As MPEs podem superar os contínuos desafios que se apresentam no mundo globalizado por meio das seguintes ações:

  • Manter permanentemente íntima ligação com os clientes. A velocidade das mudanças é tão alta e afeta tão rapidamente os negócios que a empresa tem que antever, discernir e se antecipar às necessidades dos clientes. Isso só é possível com o estabelecimento de pontes, e não erguendo muralhas;
  • A empresa deve utilizar todas as ferramentas e recursos da tecnologia da informação e de comunicação. O objetivo é manter conexões rápidas com seus clientes e fornecedores, por isso a internet é uma ponte imprescindível;
  • É preciso estabelecer relações de colaboração, sejam presenciais ou virtuais. As dinâmicas de criação de valor estão se tornando tão complexas que empresa alguma será capaz de dominá-las sozinha. Nesse caso, a internet também se apresenta como ponte entre as empresas nas suas relações de colaboração, sejam entre concorrentes, clientes/fornecedores ou empresas complementares;
  • Por menor que seja, a empresa deve aprender a comportar-se como grande para aproveitar com rapidez os instrumentos de colaboração e poder avançar mais longe e depressa, e com mais profundidade;
  • É necessário permanentemente implementar inovações não só as tecnológicas mas também em todas as atividades internas e externas da empresa. Ousar novas maneiras de gerir, compartilhar conhecimento e dividir o processo decisório na empresa são ações que devem ser exploradas e que trarão bons resultados para o negócio.

Gostou do artigo? Então conheça este outro: Como a inovação tecnológica gera impacto na produtividade do negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?