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Pessoas | CONTRATAÇÃO

Os prejuízos de uma seleção profissional malfeita

Para evitar alta rotatividade, as empresas devem saber avaliar o perfil dos candidatos de acordo com as necessidades de cada função.

· 06/12/2013 · Atualizado em 01/09/2015

Recrutar é o processo de identificar e atrair pessoas por meio de divulgação e pesquisas. É a procura por candidatos que estão disponíveis dentro e fora da empresa (no mercado de trabalho), com potencialidade para preencher um cargo vago.

Para começar o recrutamento, é importante que o empresário tenha em mãos a descrição do cargo. Isso facilitará a análise da busca pelos melhores candidatos e a definição de como deverá ser o processo de recrutamento.

Essa descrição do cargo nada mais é do que a relação das atividades ou funções que o candidato irá executar dentro da empresa; quanto ele vai custar e qual o perfil (características do candidato) se adapta ao cargo, para facilitar a localização da pessoa no mercado.

Estas características citadas são:

  • Experiência necessária;
  • Formação escolar e profissional;
  • Idade;
  • Estrutura familiar;
  • Vida social.

Um dos meios para a empresa recrutar é recorrer ao seu quadro de colaboradores, verificando, por meio de uma análise, se existem candidatos internos com potencial para suprir a vaga existente. Esse é o método de recrutamento interno.

O método de recrutamento externo é aquele que recorre ao mercado de trabalho, local – presente na própria comunidade onde a empresa atua ou conforme as exigências do cargo – regional, nacional ou até internacional.

A empresa pode recorrer também ao método de recrutamento misto, ou seja, utilizar os  meios interno e externo ao mesmo tempo para o preenchimento das vagas existentes.

Você deve escolher um meio que seja eficiente para a sua empresa. O recrutamento deficiente ou inadequado traz prejuízos. Pode-se destacar:

  • Alto índice de turnover (saída e entrada de pessoal);
  • Aumento dos custos de recrutamento e treinamento;
  • Ambiente de trabalho desmotivador;
  • Equipe insatisfeita.

Para manter a saúde da organização, os funcionários precisam estar satisfeitos e exercerem suas atividades com qualidade.

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