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Mercado e Vendas | PRODUTO
Personalização de produtos de beleza é cada vez mais forte no mundo

Empresas de cosméticos devem aproveitar a tendência de personalização de produtos como grande oportunidade para faturar mais no setor de beleza.

· 03/11/2022 · Atualizado em 22/11/2022
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As empresas de cosméticos vêm passando pelo desafio de ampliar suas linhas de produtos para atingir cada vez mais consumidores hiperconectados e exigentes. Por outro lado, temos uma indústria com fortes investimentos em tecnologia e novas ideias. A personalização, no que se refere a produtos cosméticos, vem aproveitando esse “meio de campo”. É uma tendência que cresce no mundo e deve ser vista por empresas e empreendedores como grande oportunidade de fortalecimento de marcas que fabricam cosméticos.

No Brasil, por exemplo, temos uma miscigenação que durante anos foi esquecida pelas marcas, limitando uma base, por exemplo, a três tons, o que já não é mais aceito pelas clientes hoje. A personalização, que é percebida no ramo de maquiagem, se aplica a diversos produtos de uso pessoal: para a pele, cabelo e, é claro, no segmento de perfumes.

A partir de 2018, as linhas de cosméticos on demand ganharam força e se consolidaram como um movimento global no mercado de beleza. A proposta é fabricar produtos com fórmulas exclusivas, de acordo com as necessidades e especificidades de cada consumidor. 

E não é segredo para ninguém que os padrões de beleza e, consequentemente, de consumo estão mudando. Já há algum tempo, cresce cada vez mais a exigência por produtos personalizados para o seu próprio padrão.

Dados colhidos em 2021 apontaram que o Brasil conquistou o terceiro lugar do mundo no ranking de gastos com cosméticos. A pesquisa mostra a atenção que o brasileiro tem com a beleza e cuidados pessoais, e ainda como essa área traz oportunidades ao empreendedor.

Atualmente, existem muitas possibilidades para os espaços de beleza e seus diversos públicos: o masculino, que busca espaços como barbearias; o negro, que busca produtos e serviços para cabelos encaracolados e crespos; o sustentável, que busca o consumo consciente e se preocupa com o planeta e com causas sociais; e o de pessoas que buscam por inovação e gostam de tecnologia.

O fato é que a personalização de produtos de beleza é uma tendência real e sem volta, e várias empresas do setor estão fazendo movimentos nesse sentido. É uma excelente estratégia para conquistar espaço no mercado e atrair mais clientes. Ao criar algo único e relevante, que personalize a experiência, fica mais simples agregar valor ao conceito da marca e criar um relacionamento de confiança com a clientela.

O grande desafio das empresas e empreendedores, nesse caso, está em identificar quais são as preferências do público-alvo e como desburocratizar a jornada de compra. Com a personalização de produtos e foco em estratégias criativas e inovadoras, o engajamento e a fidelização de clientes se tornam processos mais objetivos.

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