Pular para o conteúdo principal
Thu Nov 26 11:40:26 GMT-03:00 2020
Planejamento | PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Como realizar a pesquisa de fornecedores e fechar parcerias confiáveis

Confira nossas dicas para ter relações saudáveis e lucrativas com os seus fornecedores. Saiba como escolher parceiros seguros e otimizar o seu negócio.

· 07/01/2014 · Atualizado em 26/11/2020

O fornecedor não é apenas aquele que faz com que a matéria prima ou os produtos cheguem à sua empresa: ele tem uma influência muito maior. O valor do serviço dele influenciará no seu, a responsabilidade do prazo de entrega dele impactará diretamente no seu controle de estoque e produção e, também, no seu prazo de entrega. Só para citar alguns exemplos.

 O empreendedor deve criar um cadastro com mais de um fornecedor por produto, para evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento. 

É por isso que a escolha dos fornecedores tem tudo a ver com o planejamento da empresa. Então, para aumentar a eficácia do seu negócio, você precisará saber:

  • Quem eles são?
  • Onde se localizam?
  • Quais são os mais adequados para o seu negócio?

Se você quer entender e aprender como lidar com fornecedores, fique conosco: é sobre isso falaremos agora.

Fornecedores ideais

Sim, eles existem. E, para encontrá-los, é recomendável que você adquira alguns hábitos e entenda bem o significado de contratar um fornecedor.

O primeiro deles é a criação de um cadastro com mais de um fornecedor por produto, para evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento;

É importante lembrar que os fornecedores devem suprir as necessidades inerentes ao negócio, minimizando os estoques e atendendo suas solicitações nos prazos estabelecidos;

Como o desempenho do fornecedor interfere diretamente na atividade da empresa, o ideal é que seja encarado como um “sócio” e, dessa forma, o relacionamento deve ser do tipo ganha-ganha;

“Espremer” o fornecedor não é uma boa estratégia de longo prazo, pois pode comprometer o relacionamento e a viabilidade de fornecimento;

A parceria deve pressupor um alinhamento de objetivos e confiança, além de ser baseada em princípios de qualidade, excelência e responsabilidade - que devem ser negociados no estabelecimento da parceria.

Sabendo de tudo isso, é bom entender o que deve ser levado em conta na hora da escolha pelos fornecedores ideais para seu negócio:

Como escolher

Se você não conhece os fornecedores locais, tente conversar com um empresário da sua cidade, do mesmo ramo ou não. Ele poderá indicar algumas empresas e, à medida que você for visitá-las, pode buscar indicações de outras.

Uma opção também é consultar a Central de Oportunidades do Sebrae, uma ferramenta de aproximação comercial entre compradores e vendedores. Nela, os fornecedores anunciam produtos e serviços para todo o país. Já os compradores podem encontrar empresas avaliadas pelo Sebrae que atendam a demandas de diversas áreas.

Este conteúdo sobre a forma de pesquisa de fornecedores foi relevante para você? Que tal continuar navegando em nosso site para aprofundar-se no assunto? Contamos com muitas dicas para você saber como fazer o cadastro, buscar parcerias, planejar a melhor forma de efetuar o pagamento e também pontos-chave para negociação.

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora