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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais

Micro e pequenos empreendedores devem promover ações e aumentar suas vendas na internet.

· 26/11/2013 · Atualizado em 26/07/2022
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O planejamento estratégico de campanhas de marketing on-line é importante para utilizar efetivamente os recursos oferecidos por diferentes plataformas digitais. Para isso, comece pensando nos seguintes tópicos:

  • Avaliação dos recursos: analise qual é o orçamento disponível para ações de marketing nas mídias sociais.
  • Definição de funções: crie gerenciamento das redes sociais por quem tem familiaridade com a plataforma escolhida.
  • Identificação do público-alvo e da persona: conheça o perfil dos usuários para maior proximidade entre a marca e o consumidor. A persona é um personagem fictício criado a partir de pesquisa com o seu público-alvo. Ela é o seu cliente ideal, com comportamentos e características específicas para que a mensagem seja personalizada.
  • Definição da linha de comunicação: estabeleça a abordagem que será adotada (formal ou informal) para a produção do conteúdo.
  • Periodicidade das postagens: mantenha uma frequência fixa de atualização e respostas aos clientes e faça um calendário de publicação para manter a constância de publicação.
  • Monitoramento: acompanhe o fluxo de acesso nas postagens e promoções para a efetividade da campanha de marketing digital.

Ações promocionais

Seja com brindes, descontos ou concursos, a principal ideia das ações promocionais é atrair o consumidor para a campanha, levando até ele o produto ou o serviço que deverá ser vendido.

Confira a seguir algumas dicas para ações promocionais:

  • Oferta: você pode associá-la diretamente ao produto ou relacioná-la a alguma outra ação atraente para o público-alvo.
  • Participação do cliente: ações bem-sucedidas, em geral, fazem com que o consumidor participe e se envolva em algum tipo de evento, como sorteios, concursos ou competições.
  • Rede de relacionamentos: é desejável que a ação envolva a rede de relacionamentos do consumidor. 

Plataformas promocionais

  • Facebook: crie a página da marca, já que há inúmeras possibilidades de ações nessa rede social, como divulgação de coleções, promoções para quem fizer check-in na loja física da marca ou códigos de descontos para compras on-line.
  • Instagram: incentive os consumidores a tirar foto com a hashtag (#) da empresa ou a repostar conteúdos que despertem desejo de compra.
  • Twitter promo: promova ações promocionais, utilizando a capacidade viral dessa rede.
  • E-mail marketing: a partir do cadastro e da fidelização dos clientes, informe-os sobre eventos, ofertas exclusivas e queimas de estoque, por exemplo.

Fique atento à legislação atual e ao Código de Defesa do Consumidor, preservando os direitos do seu cliente. Por exemplo: para a realização de sorteios ou distribuição de brindes e prêmios por meio das redes sociais, é necessário que o empresário seja previamente autorizado pela Caixa Econômica Federal, o que pode ser feito por meio de ofício ou carta.


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