this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Fri Mar 19 14:43:30 BRT 2021
Mercado e Vendas | MÉTODO DE VENDA
Plataformas de delivery são boas opções para vender durante a pandemia

Rappi, iFood, Uber Eats entre outros Apps reduzem taxas em até 100% e oferecem outros benefícios visando apoio aos restaurantes

Logotipo do Sebrae

Por Ivan Tonet

· 19/03/2021 · Atualizado em 19/03/2021

O segmento de alimentação fora do lar foi muito afetado pela pandemia em 2020, quando tiveram que fechar as portas e passaram a não ter uma atuação estável. Segundo pesquisa do Sebrae, os serviços de alimentação estavam com queda de 42% em novembro, frente o faturamento de uma semana normal.

No começo do ano o segmento teve um leve respiro, mas com a chegada da segunda onda, enrijecimento de restrições com novo fechamento das operações presenciais, o que já não vinha bem, complicou um pouco mais.

Muitas empresas aderiram ao delivery, passando de 49% antes da pandemia, para 81% depois das medidas restritivas, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, encomendada pela VR Benefícios.


Visando auxiliar esses negócios, algumas plataformas voltadas ao delivery lançaram mão de ações que visam reduzir custos e ampliar vendas dos restaurantes. Aqui estão algumas dessas iniciativas para que você possa fazer seu negócio ganhar algum fôlego e respirar melhor. 

Rappi

Aplicativo de entrega que atua em nove países e mais de 300 cidades, com diversos segmentos. Possui mais de 30 milhões de usuários e 60 mil negócios.

Para aproveitar agora:

  • Antecipação de pagamentos – o Rappi vai antecipar os repasses a todos os restaurantes parceiros em até sete dias após a venda, e continuará oferecendo esse benefício até o mês de junho;
  • Taxa zero – todos os novos estabelecimentos aliados que se cadastrarem no link https://www.restaurantes.rappi.com/br com contrato assinado até o final de abril terão isenção de taxas nos primeiros 90 dias de funcionamento;
  • Fundo de marketing — o Rappi também criou um fundo especialmente para apoiar restaurantes parceiros de pequeno e médio porte que terá iniciativas para aumentar as vendas por meio de cupons de desconto, que serão enviados diretamente aos aliados.

Ifood

Em agosto de 2020 a plataforma contava com 236 mil estabelecimentos cadastrados e recebeu pico de 44,6 milhões de pedidos.

  • Vai ampliar a oferta de conta digital para mais 55 mil restaurantes parceiros. Até agora, a conta do aplicativo possui 75 mil usuários cadastrados. Os clientes podem realizar operações bancárias e adquirir maquininhas para os estabelecimentos;
  • Redução das taxas de comissão para os restaurantes parceiros de 23% para 18% para quem opera via entrega iFood e de 12% para 11% para os estabelecimentos que atuam no marketplace da companhia, mas com entrega própria;
  • Continuará antecipando pagamentos em até sete dias úteis após a venda, sem cobrança de taxas para isso. Essa medida será mantida pelos próximos três meses.

Uber Eats

Desde fevereiro oferece condições diferenciadas e incentivo promocional.

  • Zerou a taxa para pagamentos diários para os restaurantes parceiros;
  • Tirou a cobrança de pedidos para quando o cliente busca a comida;
  • Retornou com opção de doar R$ 2 aos restaurantes favoritos;
  • Reforçou as ações de marketing.

E mais

Ainda são opções de delivery as plataformas James, ligada ao Grupo Pão de Açúcar  e 99 Food. Outras plataformas também auxiliam na conexão dos restaurantes com os consumidores, mas nesse caso sem operar a parte de entrega. Ambas funcionam como cardápio digital, cuja versão gratuita permite que o cliente selecione o que quer pedir e solicite via WhatsApp.

Goomer

  • Plataforma gratuita que também oferece planos pagos
  • Opções de entrega ou retirada
  • Divulgação e meio de pagamento por conta do cliente

SWnow

  • Plataforma gratuita, mas também oferece planos pagos
  • Opções de entrega ou retirada
  • Na versão paga é possível integrar com pagamentos via Mercado Pago

Como muitas dessas são condições diferenciadas, é sempre bom consultar os canais oficiais das empresas para saber como estão no momento do contato. Para saber mais sobre o assunto acesso os artigos 8 passos para implementar um delivery de sucesso ou 3 motivos para investir em seu negócio delivery.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuira.

Acesse agora