this is an h1

this is an h2

Tue Mar 15 17:26:52 BRT 2022
Planejamento | PLANO DE NEGÓCIOS
“Pré-obra”: planejamento que ajuda o empreendedor a reduzir custos

Empreendedor da construção civil: orçamento detalhado e cronograma de execução otimizam tempo e custos

· 15/03/2022 · Atualizado em 15/03/2022
Imagem de destaque do artigo

Mesmo com os desafios enfrentados pelos empreendedores nos últimos dois anos, o mercado da construção civil no Brasil permaneceu aquecido em 2021, e se mantém positivo em relação ao ano de 2022. No entanto, para aqueles que pretendem entrar neste ramo, é preciso levar em consideração a importância do planejamento anterior à construção. Esse momento é conhecido como “pré-obra”.

Principais etapas:

Para iniciar, é importante ter à mão um orçamento detalhado e um cronograma de execução completo. O objetivo é otimizar o tempo e os custos do investimento feito pela construtora.

Avaliação e prospecção dos negócios

Considerado um momento estratégico, é nessa etapa que o gestor deve avaliar a viabilidade do negócio. Isso passa por análise de terrenos, realização de testes de viabilidade do local e avaliação do retorno financeiro do empreendimento à empresa após a construção.

Nesse momento, a participação de um engenheiro é fundamental, pois é ele quem vai identificar as possíveis limitações técnicas do local e avaliar a viabilidade de execução do projeto.

Desenvolvimento do produto

Em seguida, com as análises de risco feitas e a viabilidade aprovada, a equipe desenvolve um roteiro de ações para a execução da obra. O documento deverá orientar as etapas da construção e definir as linhas de base para o escopo, os custos e o cronograma.

Execução do projeto

É nesta etapa que o trabalho começa! Após a elaboração dos principais projetos de que uma obra necessita – como fundação, estrutural, elétrico, hidráulico, entre outros –, as partes devem realizar uma primeira reunião, para, em seguida, começar a designar recursos e implementar os planos de gerenciamento e acompanhamento do cronograma inicial.

Monitoramento de desempenho

Esta fase acontece simultaneamente à execução. É preciso avaliar o progresso e o desempenho das equipes para garantir que o processo esteja alinhado ao plano inicial de gerenciamento da obra. 

Encerramento

Fase final do projeto. Para marcar essa conclusão, é importante realizar uma reunião com os gerentes das equipes e avaliar o desempenho final de cada uma delas.

Importância do planejamento pré-obra

A gestão de negócios pré-obra tem um impacto direto não apenas na execução do projeto em si, mas também na manutenção do empreendimento que executa a construção.

Quanto antes as mudanças forem realizadas, menor será o custo para a empresa. À medida que o projeto evolui, as alterações necessárias se tornam mais dispendiosas e difíceis de serem executadas, o que impacta diretamente na performance e no custo do serviço prestado.

Investir em um planejamento pré-obra é pensar em uma execução mais rentável e otimizada para o seu negócio.

Não pare por aí. Saiba mais sobre as tendências do setor para 2022.

Quer ficar por dentro de tudo sobre o mercado de construção civil? Acesse o nosso canal do Telegram de construção civil


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora