this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 16:18:33 BRT 2023
Empreendedorismo | APRENDIZAGEM
Profissão barbeiro: como se preparar

Para ser um barbeiro profissional é preciso bem mais do que saber cortar o cabelo ou aparar o bigode. Conheça as competências esperadas para essa profissão

· 21/10/2022 · Atualizado em 10/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Está insatisfeito com o atual emprego? Quer abrir o próprio negócio e tornar-se um barbeiro profissional? Ou já trabalha em barbearia e busca um upgrade na carreira? Seja como for, você não está sozinho. Muita gente vem apostando nesse nicho de mercado.

Para ser um barbeiro de sucesso, a dica principal é investir em capacitação e pesquisar sobre a profissão. Você sabia que existe uma norma técnica que descreve as competências e conhecimentos necessários para os profissionais de beleza? Esta norma técnica é a ABNT NBR 16483:2015 - Estabelecimento de Beleza - Competências de pessoas que atuam nos estabelecimentos de beleza.

A falta de experiência pode dificultar a prospecção de clientes nos primeiros anos de serviço,mas ser um profissional competente e ciente de suas responsabilidades pode encurtar esse caminho. Por isso, elencamos aqui as competências necessárias para um barbeiro profissional segundo a ABNT.

O barbeiro deve: 

  1. a) Estar apto a: 

- Aplicar as técnicas de corte de cabelo, barba, costeletas e bigode mais adequadas às expectativas do cliente; 

- Responsabilizar-se tecnicamente por eventuais problemas advindos da prestação dos serviços e adotar medidas corretivas e/ou mitigatórias do problema apresentado;

-  Utilizar e manusear os utensílios e equipamentos de acordo com o serviço a ser realizado. 

  1. b) Ter conhecimento sobre:

-  boas práticas higiênico-sanitárias, ética, cidadania, sustentabilidade e qualidade; 

- conceitos de assepsia, antissepsia, desinfecção e esterilização de materiais;

-  técnicas de higienização capilar;

-  técnicas de corte de cabelo masculino, usando tesoura, navalha e máquina de corte e acabamento; 

- design de barba, cavanhaque, bigode e costeletas; 

-  técnicas para aparos de pelos do rosto, nariz e orelha; 

-  noções de tricologia; 

- como fazer o descarte adequado do material (lâminas descartáveis); 

-  sobre o mercado e suas tendências.

  1. c) Ter boa apresentação e postura profissional, ser organizado, gentil e atencioso.

No campo da capacitação, não faltam cursos para te ajudar. Os valores variam. Depende do tempo de duração, do que oferece, dos professores. Cursos online podem custar menos e você ainda pode acompanhá-los de qualquer lugar nas horas vagas, se as aulas forem em vídeos pré-gravados. No entanto, cursos presenciais têm suas vantagens, já que além do conteúdo, também podem proporcionar networking e, se você se destacar, pode até sair contratado.

Outra dica é conhecer a profissão no dia a dia antes de mergulhar de cabeça no ramo. Saber como é a vida de um barbeiro é importante para decidir se essa é a profissão ou o negócio que você quer realmente investir. Você pode procurar oportunidades para iniciantes - um estágio ou uma vaga de aprendiz. Trabalhando junto com barbeiros mais experientes, vai aprender na prática a ser um barbeiro profissional. 

Então, ficou animado? O ramo de barbearia pode ser a grande sacada e trazer sucesso à sua vida profissional! Pense nisso!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?