Pular para o conteúdo principal
Fri Nov 24 14:40:30 BRST 2017
Organização | CERTIFICAÇÃO

Programa Bem Receber: certificação para o setor hoteleiro

O objetivo é melhorar o desempenho dos pequenos negócios no setor de turismo do Brasil.

· 12/12/2013 · Atualizado em 29/09/2017

O Programa Bem Receber é uma iniciativa de abrangência nacional que visa aprimorar a qualidade e a competitividade dos pequenos negócios de turismo — responsáveis por mais de 90% dos empreendimentos do setor –, estimulando seu melhor desempenho nas áreas econômica, ambiental, cultural e social, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do país e a melhoria da imagem do destino Brasil no exterior.

Sua primeira fase foi desenvolvida e implementada  no período de 2002 a 2006. Por meio de oficinas, visitas e assistência técnica, o programa tem estimulado empresários do turismo a desenvolverem suas atividades de forma ambientalmente equilibradas, economicamente viáveis, socialmente justas, culturalmente ricas e politicamente legítimas.

Por meio de parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Apex-Brasil, Sebrae e Ministério do Turismo, o programa possibilita que empreendimentos certificados recebam investimentos para melhoria da qualidade de seus serviços e sua colocação no mercado internacional.

Os requisitos para certificação estão estabelecidos na norma brasileira NBR 15401 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão – Requisitos para a Sustentabilidade, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Essas normas compõem um sistema de gestão da sustentabilidade que envolve suas três dimensões: ambiental, sociocultural e econômica. Esse sistema de gestão proporciona uma base estável, coerente e consistente para o alcance e a manutenção do desempenho sustentável dos empreendimentos.

A NBR está totalmente alinhada com os Critérios Globais para o Turismo Sustentável (GSTC por sua sigla em inglês) publicados pela Organização Mundial de Turismo (OMT), em outubro de 2008.

O Bem Receber também propõe prover auxílio a esses empreendimentos na implementação dos requisitos das normas por meio de assistência técnica por consultores capacitados pelo programa, a qual inclui treinamento, consultoria e elaboração de documentos, denominados guias e manuais, que ajudem os meios de hospedagem a atingirem os objetivos do programa.

Em avaliação externa contratada pelo BID, para verificar a eficácia do programa, constatou-se o cumprimento de todas as metas previstas, sendo o programa reconhecido como um modelo de Programa a ser aplicado a outros países da América Latina.

Documentos gerados pelo Bem Receber:

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora