this is an h1

this is an h2

Mon Jul 25 22:35:38 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Quais os problemas mais comuns ao iniciar um negócio?

Confira alguns dos erros mais comuns cometidos por novos empreendedores e saiba como evitá-los.

· 15/09/2016 · Atualizado em 25/07/2022
Imagem de destaque do artigo

A decisão de iniciar um negócio próprio pode ser muito recompensadora, mas também exige planejamento e cuidados. Os problemas enfrentados pelas empresas têm diversas origens e impactam os negócios de formas diferentes. Alguns podem acontecer com mais frequência, e os mais comuns, segundo o Manual do Participante do Empretec, estão listados a seguir.

Fatores

A falta ou a deficiência do planejamento

Um plano mal formulado, ou a ausência dele, pode fazer com que decisões conflitantes ou erradas sejam tomadas, deixando a empresa vulnerável aos concorrentes. Saber aonde se quer chegar e como alcançar esse objetivo é fundamental. Normalmente, porém, os empreendedores de pequenos negócios estão tão envolvidos com as questões operacionais da implantação do negócio que não dedicam mais tempo aos próprios planos.

Confira como fazer um plano de negócios aqui

A falta de apoio familiar

O início de um novo negócio exige dedicação, comprometimento e tempo, de modo que a família e os amigos mais próximos precisam se envolver ou, pelo menos, apoiar o trabalho do empresário. Posicionar-se contra essas necessidades pode gerar ressentimentos dentro dos círculos sociais, impactando a gestão do negócio.

E a empresa familiar? Confira aqui algumas dicas sobre esse tipo de negócio.

As dificuldades de relacionamento entre sócios ou membros da equipe

Saber trabalhar em equipe é um diferencial muito significativo para os empreendedores bem-sucedidos, e a falta dessa habilidade pode ser danosa, especialmente para as pequenas empresas.

Saiba mais sobre como conquistar a parceria dos funcionários aqui ou sobre como planejar uma boa e sólida sociedade aqui.

A falta de capacidade comercial

Muitas vezes, a dificuldade ou a falta de interesse em vender prejudica e eventualmente arruina negócios promissores logo no início. A maioria dos empresários acaba pagando um preço alto por demonstrar mais interesse pelo desenvolvimento de produtos ou pela gestão financeira do negócio do que pela área comercial.

Confira aqui dicas para enfrentar o desafio das vendas e dominar esse processo.

A má escolha de colaboradores, parceiros e fornecedores

A seleção e a capacitação de novos funcionários envolvem custos e investimento de tempo do empresário. Muitas vezes, contratações erradas podem trazer prejuízos e problemas de diversos tipos, por isso é necessário aliar sensibilidade e experiência ao escolher pessoas para integrar sua equipe.

Conheça aqui o curso Liderança: como desenvolver times de alta performance.

O controle de estoque deficiente

Em empresas comerciais que revendem mercadorias produzidas por terceiros, muitas vezes o controle é deficiente e o estoque se revela um “ralo” por onde escorre o capital do negócio. Esse problema é enfrentado pela maioria dos pequenos negócios e absorve empresas industriais e de serviços no que diz respeito a mercadorias acabadas ou matérias-primas.

Confira como ter um controle de estoque eficiente aqui.

A má definição da política de preços

Mesmo as grandes empresas enfrentam dificuldades na hora de formar os preços de venda. Esse problema se agrava no caso dos novos empresários, que não têm segurança, experiência ou conhecimento do segmento para atribuir os preços de forma correta. Aliás, é importante ressaltar que os preços são definidos muito mais em função da estratégia do negócio do que dos dados financeiros.

Confira este conteúdo para mais informações sobre como estabelecer uma política de preços.

A burocracia

Muitas vezes, o empresário, por não estar ciente de todas as regras e regulamentos que regem a sua atividade, pode se deparar com multas, embargos e atrasos comerciais de vários tipos.

A carga tributária

Reconhecidamente elevada no Brasil, ela acaba sendo fonte de diversos problemas e preocupações para os pequenos negócios. Muitas vezes, os empresários trazem problemas para suas empresas e para si mesmos por não pagarem impostos.

Confira quais são os tributos que todo empreendedor deveria conhecer.

A falta de recursos financeiros

Muitos negócios fracassam pela falta de projeções financeiras confiáveis que sinalizem as condições de caixa a tempo de reverter eventuais prejuízos, o que pode ser fatal para o pequeno negócio.

Confira 10 dicas infalíveis para a gestão financeira dos pequenos negócios.

A ausência de crédito 

Na maioria das vezes, as novas empresas não têm reservas de capital e encontram dificuldade para acessar crédito barato pela inexistência de histórico. Em muitos casos, os empresários de pequenos negócios se veem obrigados a tomar empréstimos que, na realidade, não têm condições de pagar - e apenas adiam sua quitação, aumentando os prejuízos e as perdas.

Agora você já sabe quais os problemas mais comuns ao iniciar um negócio. Se precisar, entre em contato com o Sebrae mais perto de você.

Saiba mais:

Curso sobre o Simples Nacional

Curso “Políticas públicas de incentivo aos pequenos negócios


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora