COMÉRCIO ELETRÔNICO

Qualidade em assistência técnica: muito além do SAC

Mais do que o atendimento telefônico e o envio de peças, a indústria moveleira pode investir na capacitação de técnicos locais.

  • Equipe capacitada

Entre os desafios logísticos relacionados com a venda de móveis pela internet está o oferecimento do serviço de assistência técnica dos produtos.

Por mais que a indústria seja capaz de distribuir para todo o país, seja por meio da venda direta, da internet ou de varejistas credenciados, o Brasil possui dimensões continentais. Manter uma rede de assistência técnica em cada um dos 5.565 municípios é inviável não só do ponto de vista financeiro como também do de recursos humanos.

Sendo assim, a forma mais comum de minimizar essa ausência física é a disponibilização de centrais telefônicas para atendimento ao cliente, os famosos SACs (serviços de atendimento ao consumidor). Em geral, por meio deles é possível tirar dúvidas, fazer reclamações e elogios.

Para a maioria das cidades, os SACs são o principal elo de ligação (e comunicação) entre a indústria e o consumidor final, já que muitas vezes a assistência técnica não passa pelo comerciante varejista nem nos casos de produtos adquiridos em lojas físicas.

Em geral, cabe à indústria enviar para o consumidor uma nova peça em substituição à que foi entregue com defeito, seja um puxador ou uma lateral riscada.

Equipe capacitada

Uma boa solução para aproximar a indústria moveleira dos consumidores – além de oferecer mais satisfação e maior segurança na hora da compra – é investir na capacitação de técnicos locais que atuam de forma autônoma ou em assistências multimarcas.

Isso é importante para que eles conheçam bem e saibam trabalhar com os produtos de uma determinada marca. Essa capacitação pode ser feita, por exemplo, por estado ou região.

Desta forma é possível ter uma rede de assistência técnica física em um número considerável de municípios brasileiros e garantir a qualidade do serviço oferecido aos clientes. Ganha a indústria e ganham os consumidores.

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