this is an h1

this is an h2

Tue Aug 09 16:59:40 BRT 2022
Pessoas | CAPACITAÇÃO
Qualificação beneficia funcionários e empresários

Ao desenvolver programas de capacitação profissional, a empresa beneficia seus colaboradores e se qualifica para enfrentar os desafios do mercado.

· 21/02/2014 · Atualizado em 09/08/2022
Imagem de destaque do artigo

Se você é empreendedor, deve empenhar-se em manter equipes qualificadas e em plena condição de colaborar com o resultado do seu negócio. Saiba por que a capacitação é tão importante:

Para o funcionário

A capacitação do funcionário começa no primeiro momento em que este ingressa na empresa. Destaque especial deve ser atribuído às primeiras semanas de trabalho, momento em que ele se apresenta, em geral inseguro pela própria situação.

É importante realizar um bom processo de integração desse novo funcionário na empresa e na equipe.

Para isso, muitas empresas lançam mão de um funcionário mais antigo para acompanhar e apoiar o recém-chegado, como forma de “quebrar” parte do desconforto a que o mesmo está sujeito. A atitude das organizações que se preocupam com a capacitação de seu pessoal é percebida e gera um clima saudável de profissionalismo e reconhecimento.

Todos os indivíduos possuem, em seu projeto de vida, a intenção de melhorar e crescer. Ao receberem da empresa a oportunidade de aprimorar-se, reconhecem na atitude uma confirmação de sua importância dentro do contexto organizacional e fortalecem suas expectativas quanto a recompensas futuras.

É a partir destas práticas que uma empresa se torna habilitada a desenvolver um programa de reconhecimento de mérito e promoções funcionais, programa este que influenciará fortemente na capacitação continuada dos profissionais e favorecerá a retenção de talentos na empresa.

A gestão de pessoas de uma empresa precisa integrar os programas de remuneração com os programas de desempenho e capacitação.

De fato, podemos afirmar tratar-se do grande atrativo que se apresenta aos colaboradores na busca de melhores condições de trabalho e remuneração.

Por menor que seja a empresa, não se deve abdicar de atuação nesta direção, mesmo que se restrinja a aplicação do conceito, de forma adaptada à sua realidade.

Para a empresa

Nos dias atuais qualquer segmento de atividade empresarial requer condições de competitividade cada vez mais desafiadoras. Pessoal capacitado é sinônimo de melhores serviços/produtos e, portanto, resultados mais consistentes.

O mais valioso ativo de uma empresa é constituído pelas pessoas que nela trabalham. São elas que responderão pela imagem que a empresa passará ao mercado.

Empresas diferenciam-se dos concorrentes pelos produtos e serviços que oferecem. Estes produtos e serviços têm seu conceito definido a partir da maior ou menor capacidade de seu pessoal em elaborá-los.

Dicas

  • Identifique as habilidades necessárias para cada função da sua empresa;
  • Avalie os funcionários em todas essas habilidades;
  • Compare as avaliações com as necessidades do cargo;
  • Levante as habilidades que os funcionários não possuem;
  • Elabore um plano de desenvolvimento para cada funcionário, definindo as habilidades a serem desenvolvidas e prazo para desenvolvimento / capacitação;
  • Monte um plano de desenvolvimento geral para a empresa, com os programas que serão oferecidos para atender os planos individuais;

Após realizar os programas, avalie se o objetivo foi atingido.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora