Thu Oct 29 11:49:58 GMT-03:00 2015
Organização
Rastreamento no e-commerce
A logística busca formas de rastrear os produtos do momento em que são selecionados até a entrega ao destinatário.
  • Rastrear
  • Defesa do consumidor

Rastrear

O e-commerce tem uma estrutura de atendimento diferenciada da loja física, uma vez que funciona sem interrupções. Por isso, as empresas que atuam nesse setor devem aplicar a logística para facilitar os pedidos e a entrega.

A logística busca formas de rastrear os produtos do momento em que são selecionados até a entrega no destinatário. O rastreamento tem início dentro da empresa e continua na transportadora.

Para facilitar esse processo são usadas etiquetas com códigos e feitos pontos de controles, de modo a integrar a empresa com a transportadora. As empresas que não possuem estrutura de logística própria contratam terceiros.

Para fazer o rastreamento, a empresa precisa estar atenta a alguns aspectos:

  • Avisos das etapas de entrega (cada etapa desse processo deve ficar registrado na página da internet onde a compra foi realizada. Assim, o consumidor sabe onde está seu produto e se o prazo determinado no momento da compra será cumprido).
  • Tecnologia (para a realização do rastreamento é preciso do auxílio da tecnologia por meio de softwares de fornecedores de informática).

Defesa do consumidor

É importante lembrar que o empreendedor deve obedecer às leis, pois isso permite redução de custos operacionais e jurídicos.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) oferece o direito de devolução imotivada em até sete dias após a entrega, trinta dias para a devolução em caso de defeitos técnicos e o frete da logística reversa é pago pela empresa que vende o produto.

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