this is an h1

this is an h2

Thu Sep 01 09:14:39 BRT 2022
Pessoas | RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Como fazer recrutamento e seleção de pessoas?

Conheça os pontos positivos e negativos de se recrutar candidatos dentro e fora da empresa.

· 06/12/2013 · Atualizado em 01/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando estamos diante das primeiras experiências para recrutar e selecionar pessoas para nossa empresa, nos deparamos com algumas dúvidas e com diferentes estratégias que podemos adotar para o êxito dessa tarefa. Por isso, é natural que primeiramente pensemos nas opções de recrutamento interno ou externo para depois executar a segunda etapa, que consiste na seleção de pessoas. 

Por onde começar?

Diante dessa dúvida, precisamos ter sempre o foco no objetivo de atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar a vaga, então é muito importante ter o delineamento do perfil desejado com base nas tarefas do cargo. Para isso, existem ferramentas específicas, como o “mapa da trajetória”. Após essa etapa, deve-se escolher a opção adequada para a busca do candidato, que também deve ser baseada na qualificação exigida. 

Quando se opta pelo recrutamento interno

O recrutamento interno propicia maior fidelidade à organização com a retenção de talentos, mantém a motivação dos colaboradores pela oportunidade de crescimento, permite o delineamento assertivo de perfil e gera menor custo para a empresa se comparado ao recrutamento externo. 

Por outro lado, ele pode impedir que novos pontos de vista e ideias inovadoras possam ocorrer, mantendo, assim, a cultura organizacional estática. Normalmente, a opção de recrutamento interno requer um programa de desenvolvimento e de treinamento para a execução do novo cargo, perpetuando um sistema fechado de reciclagem na empresa.

E quanto ao recrutamento externo?   

O recrutamento externo também tem suas vantagens e desvantagens. Ao mesmo tempo que enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos e aumenta o capital intelectual com novos conhecimentos, ele pode ser oneroso, pois demanda mais tempo e dinheiro. 

Chegando à etapa da seleção de pessoas

Para escolher entre os candidatos que se apresentam, precisamos avaliar suas competências. Os recursos de avaliação dos candidatos devem ser assertivos, buscando menor tempo de adaptação e de treinamento posterior, alta produtividade e maior eficiência na performance.

Com esse resultado, obtemos colaboradores mais satisfeitos, entrosados, motivados e que permanecem por mais tempo na empresa. É importante, então, que sejam utilizados recursos técnicos e ferramentas adequadas e atualizadas para a seleção de pessoas. 

Ferramentas para seleção de pessoas

Entrevistas diretivas e de análise comportamental, provas de conhecimentos ou de capacidade, softwares de análise comportamental, testes psicológicos, análise de perfil em redes sociais e dinâmicas de grupo estão entre as ferramentas mais utilizadas para selecionar pessoas. Sua escolha, porém, deve estar alinhada ao perfil e às competências necessárias ao cargo.

É importante salientar que o profissional que executar essa função deverá estar apto e ter conhecimento, experiência e prática, tanto para escolha das ferramentas quanto para a análise do perfil e das competências dos candidatos. 

“Um profissional de alta performance busca a excelência constantemente!”


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?