Pular para o conteúdo principal
Tue Aug 04 17:06:21 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE

Retomada: Beleza tem uma chance

Os empreendedores de beleza terão a responsabilidade de garantir a segurança dos parceiros, funcionários e clientes para conseguir voltar a funcionar.

· 30/07/2020 · Atualizado em 04/08/2020

Em tempos tempestuosos de COVID-19, os negócios da beleza têm um grande desafio nas mãos: como trazer o cliente de volta.

Saúde e Beleza nunca estiveram tão próximas como estarão no pós-pandemia. Na verdade, quase tudo que nos cerca será pautado pela premissa da segurança sanitária. Daqueles episódios que mudam para sempre a humanidade, a pandemia COVID-19 e seus efeitos colaterais sociais e econômicos inéditos no planeta, serão lembrados como divisor entre o que éramos e o que seremos.

Essa verdade nos dá ideia do que teremos como tarefa para que os clientes retomem sua rotina de cuidados de beleza: quanto mais seguro o consumidor se sente, mais rápido ele volta ao salão de beleza, barbearia, esmalteria, centro de estética, spas e negócios afins.

O mercado da beleza, já tão acostumado aos regulamentos de segurança sanitária e uma capacidade ímpar de adequação, tem tudo para encarar os novos procedimentos com facilidade. O custo gerado pela adoção, apesar de muito discutido, vem se mostrando baixo: máscaras, sanitizantes, álcool em gel e adequações de processo são desafios simples na gestão financeira.

Cabe aos negócios da beleza vislumbrarem nas orientações de retomada das atividades, já disponíveis no site do Sebrae e das entidades Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ABSB – Associação Brasileira de Salões de Beleza, e Pró-Beleza – Associação Nacional de Profissionais da Beleza, como a porta de entrada para o retorno do cliente pós-pandemia. Conhecer e praticar os procedimentos de segurança são a chave para destravar o medo e a insegurança dos consumidores.

As redes sociais são as grandes parceiras dos negócios de beleza para adotar as medidas de retomada. O mundo tem cada vez mais acentuado o chamado “controle social”, no qual os grandes avaliadores são os clientes. Por meio de suas estrelas, comentários, compartilhamentos, stories, os gigantes Google, Facebook, Instagram, Tik Tok e Whatsapp, dentre outros mais que surgirão, serão os meios de comunicação que construirão a nova reputação dos negócios.

Todos estão começando do zero quando se fala do pós-pandemia. O recomeço de sucesso, o que trará uma trajetória mais rápida da recomposição do faturamento, se pauta na construção de uma imagem, que deve se basear na realidade, de um serviço seguro.

Você, profissional e empreendedor da beleza, tem uma chance: adotar as medidas de segurança. Não há escolha - elas são o nosso novo normal.

Acesse as Orientações do Sebrae para a Retomada Segura das Atividades: Setor de Beleza >

 

Escrito por Andrezza Torres, colaboradora do Sebrae Nacional

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora