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Fri Feb 17 21:52:58 BRT 2023
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Saber ouvir

Para uma comunicação de qualidade, saber ouvir é tão importante quanto falar.

· 08/02/2023 · Atualizado em 17/02/2023
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Sabe aquela velha frase “conversando é que a gente se entende”? No mundo das empresas não é diferente. Uma boa comunicação pode fazer toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Preparamos algumas dicas, inspiradas no post do Sebrae Paraná, para te ajudar a ter uma comunicação mais assertiva. 

Não importa qual é o ramo do seu negócio, a boa comunicação no ambiente de trabalho é a ferramenta necessária para manter a engrenagem funcionando perfeitamente. Uma boa comunicação é o elemento fundamental para o sucesso.

A comunicação de fato só acontece quando há o correto entendimento entre o emissor (quem está falando) e o receptor (quem está ouvindo). O que ocorre, muitas vezes, é que a forma como o emissor fala não é captada pelo receptor da maneira correta. Aí, é que começa a grande confusão.

Mas, podemos utilizar algumas ferramentas para facilitar o processo de comunicação entre as pessoas que fazem parte da empresa:

1 – Escolha a forma adequada

Seja por telefone, e-mail ou presencialmente, você deve sempre estar atento ao meio de comunicação mais adequado para transmitir a sua mensagem. Lembre-se de que determinados assuntos precisam ser tratados pessoalmente.

2 – Conheça o seu interlocutor

É importante que o emissor conheça a capacidade de entendimento do receptor sobre o assunto que será tratado. O tipo de linguagem e a profundidade da abordagem precisam estar adequados à capacidade do receptor. Se for necessário, associe mais de um tipo de linguagem - é possível usar outros recursos além da fala.

3 – Adote a cultura do feedback

O feedback, quando bem utilizado, é uma das ferramentas que proporciona o maior nível de aprendizado na empresa. Dar e receber feedback precisa fazer parte da cultura, é preciso que o funcionário se sinta confiante em oferecer o feedback. Lembre-se sempre que o feedback precisa ser relacionado à situação e não à pessoa, assim, haverá crescimento e oportunidades de melhoria. Outro ponto importante é que o feedback sempre deve ser oferecido em particular para não causar situações constrangedoras no ambiente de trabalho

4 – Seja um bom ouvinte

Saber ouvir e não só falar também é essencial para uma comunicação no ambiente de trabalho. Valorizar a opinião dos colaboradores e crescer por meio da troca de ideias.

Evite interromper o seu interlocutor. Preste total atenção em quem está falando com você e não permita interrupções. Mostre com as suas atitudes o respeito por quem está falando. Assim, você conseguirá criar vínculos de confiança e passa segurança ao seu interlocutor.

Lembre-se sempre que manter a boa comunicação em todos os níveis em uma empresa faz toda a diferença! Assim como também melhora o ambiente e estimula os colaboradores em relação às tarefas e metas.

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