Saiba como elaborar um bom plano de fidelização para sua empresa
Para manter os clientes satisfeitos, não basta apenas oferecer produtos com bons preços. É fundamental perceber os anseios do consumidor.

Especialistas afirmam que conquistar novos clientes é mais difícil dos que fidelizá-los. Mas o que fazer para que consumidores tornem-se e assíduos ao estabelecimento da marca? No processo de fidelização de um cliente, estão presentes vários métodos, como qualidade dos serviços, comunicação, preço, atendimento e estrutura do estabelecimento.
É importante identificar quais são as necessidades de cada tipo de público, motivando-os a voltar a comprar em uma mesma empresa ou marca. Quando o consumidor percebe que existe a preocupação constante com a sua satisfação, as chances de ele se tornar fiel são maiores.
Pontos importantes
Fidelizar clientes traz muitas vantagens ao empreendimento, como aumento nas vendas e redução de custos nas promoções, e para as empresas não resulta em uma alto custo. Além disso, clientes satisfeitos fazem a propaganda positiva da empresa ou marca à qual se tornou fiel.
No processo de fidelização, alguns aspectos devem ser considerados:
- Entender que, se o cliente ficou satisfeito com a compra, não quer dizer que ele será fiel;
- Compreender a importância do feedback dos clientes a respeito dos serviços;
- Identificar o perfil do público consumidor;
- Entender que a fidelização deve ocorrer de forma espontânea e não forçada.
Plano de fidelização
Elaborar um plano de fidelidade pode ser uma boa solução para o cliente perceber que ele é importante e pode ser recompensado com melhores serviços e produtos.
Desse modo, alguns aspectos devem ser levados em conta na hora de implementar ações para fidelizar o cliente:
Investir no atendimento: invista em treinamentos constantes dos funcionários, de modo com que façam o cliente se sentir confortável no ato da compra, e não forçado a adquirir o produto. O atendimento deve ser diferenciado.
Conhecer o público-alvo: para entender o que pode ser feito para aprimorar o atendimento, é fundamental conhecer o perfil do público consumidor, entender as suas preferências, desejos e o que buscam.
Fortalecer o relacionamento: utilizar as redes sociais, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e a ouvidoria acelera a manutenção do contato com os clientes, fazendo-os perceber a atenção que lhes é direcionada.
Tratamento diferenciado: é importante lembrar e mandar mensagens em datas especiais, a exemplo de aniversários, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia do Professor e Natal, oferecer descontos, é uma das práticas que auxiliam na fidelização. Além disso, comunicar o recebimento de produtos recém-lançados aumenta as chances do retorno do cliente.
Investir em CRM: o Customer Relationship Management é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que reúne dados e informações sobre as preferências do consumidor. Com ele, pode-se prestar um atendimento especializado e melhor por meio da tecnologia da informação.
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Pensando na segurança dos restaurantes, entregadores e clientes, a 99Food, em parceria com o Sebrae, criou um Guia de Reabertura para a retomada dos negócios. O documento conta com sugestões de proteção e adaptações para que a retomada dos estabelecimentos seja feita de forma segura. O guia é dividido em seis capítulos com informações importantes para este momento de retomada, sendo o último deles um check-list com dicas rápidas para todos, desde o dono do estabelecimento até o cliente final. Conheça: 1. Decisões públicas: como está a reabertura da sua cidade? Dicas para ficar atento às decisões e regras da sua região. 2. Saúde e higiene da equipe em primeiro lugar! O que fazer para garantir a saúde da sua equipe. 3. Alterações no ambiente Saiba o que você pode fazer no estabelecimento para deixá-lo mais seguro. 4. Avise seus clientes Dicas de como comunicar aos clientes as medidas de segurança. 5. Delivery: cuidados adicionais, atenção redobrada Recomendações de como realizar o delivery. 6. Check-list para todos! Dicas que empresários, clientes e parceiros devem seguir para garantir a segurança e saúde. Confira o e-book e compartilhe com outros empresários do ramo de alimentação: Guia de reabertura 99 FoodFormato: PDF | Tamanho: 416KB Escrito por Bianca Amazonas e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.
O fornecedor não é apenas aquele que faz com que a matéria prima ou os produtos cheguem à sua empresa: ele tem uma influência muito maior. O valor do serviço dele influenciará no seu, a responsabilidade do prazo de entrega dele impactará diretamente no seu controle de estoque e produção e, também, no seu prazo de entrega. Só para citar alguns exemplos. O empreendedor deve criar um cadastro com mais de um fornecedor por produto, para evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento. É por isso que a escolha dos fornecedores tem tudo a ver com o planejamento da empresa. Então, para aumentar a eficácia do seu negócio, você precisará saber: Quem eles são? Onde se localizam? Quais são os mais adequados para o seu negócio? Se você quer entender e aprender como lidar com fornecedores, fique conosco: é sobre isso falaremos agora.
O planejamento estratégico, para ser eficiente, deve ser feito a partir de uma sequência lógica. Os planos de ações são feitos para curto, médio e longo prazo. Após a análise de cenário, os empresários e administradores das empresas devem elaborar os objetivos gerais e as estratégias gerais, o que querem alcançar e como, visando aproveitar as oportunidades identificadas no ambiente externo, aprendendo a lidar com as ameaças, também reconhecidas nesse mesmo ambiente. Em seguida, para o alcance dos objetivos e estratégias gerais, aproveitando suas fortalezas e minimizando suas fraquezas, identificadas no ambiente interno, devem elaborar objetivos e estratégias por áreas funcionais das empresas. Para facilitar, listamos as principais ferramentas utilizadas para fazer um bom planejamento estratégico. Essas ferramentas são disponibilizadas em vários formatos: caberá aos empresários e administradores de empresas escolherem o melhor formato para os seus negócios, conforme afinidade e facilidade de aplicação.
Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contém um certo grau de incerteza: tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que exista uma pesquisa de mercado. Mas você sabe o que é essa pesquisa e como ela é feita? A pesquisa de mercado tem o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias que serão tomadas. Porém, a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam possíveis riscos. 5 vantagens da pesquisa mercadológica 1. Conhecer o perfil do cliente É porque ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros). 2. Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos Bom, o título já diz tudo! 3. Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços Isso é possível por meio do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades. 4. Dimensionar o mercado Dessa forma é possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos. 5. Definir seu público-alvo Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será o público-alvo. Esse conhecimento é fundamental porque nós sabemos que os produtos existem para, em primeiro lugar, satisfazer às necessidades dos clientes. Nesse sentido, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo. Uma boa pesquisa junto aos consumidores já existentes ou futuros indicará como um produto será recebido, quem se interessará por ele e até que preço o consumidor estará disposto a pagar. Informará, ainda, quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e seus pontos fracos. Poderá, inclusive, mostrar como o público reagirá, por exemplo, ao nome do produto, à sua embalagem, design, sabor, entre outras características que o distinguem. A recomendação é fazer uso do cadastro de clientes para entendê-los melhor. Esse cadastro deve conter nome, telefones, e-mails, endereço, sexo, profissão, faixa etária e, principalmente, o que compram, por que compram e com qual frequência. A pesquisa de mercado tem como objetivo orientar o empreendedor nas estratégias a serem tomadas.
Errar no papel é bem melhor do que errar no mercado. Prepare-se para elaborar um plano de negócios. O documento descreve por escrito os objetivos e quais caminhos devem ser seguidos para alcançá-los, diminuindo riscos e incertezas. Esse planejamento vai demonstrar se o seu negócio é viável, considerando estratégia, mercado, operações e gestão financeira. Planejar-se é um dos passos mais importantes para o empreendedor e pode definir o sucesso de sua empresa ou projeto. Com o plano em mãos, o empreendedor tem a oportunidade de antecipar-se aos possíveis erros e conhecer os pontos fracos e fortes do negócio. Poderá chegar ao mercado com mais segurança e conhecimento. O início Confira no vídeo a seguir o que é necessário para inicar o seu plano de negócios.
Preparamos orientações para você, empresário de vendas diretas, para atuação segura de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações do Vicente Scalia, analista do Sebrae Nacional, para atuação segura dos empreendedores de vendas diretas. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento, sobre as atividades dos empreendedores de vendas diretas. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: EMPREENDEDORES INDEPENDENTES DAS VENDAS DIRETAS (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 2,33 MB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: EMPREENDEDORES INDEPENDENTES DAS VENDAS DIRETASFormato: PDF | Tamanho: 10,1MB Placa Protocolos de Saúde: EMPREENDEDORES INDEPENDENTES DAS VENDAS DIRETASFormato: PNG | Tamanho: 508KB
Preparamos orientações para você, empresário de salões de beleza, barbearias, maquiadores e clínicas de estética, para a retomada segura das atividades de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações da Andrezza Torres, coordenadora nacional de Beleza do Sebrae, para retomada segura das atividades de Salões de Beleza, Barbearias, Maquiadores e Clínicas de Estética. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento de reabertura dos negócios do setor de Beleza. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: BELEZA (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 4,9MB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: BELEZAFormato: PDF | Tamanho: 9,7MB Placa Protocolos de Saúde: BELEZAFormato: PNG | Tamanho: 452KB
Preparamos orientações para você, empresário do setor Automotivo, para a retomada segura das atividades de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio/serviços. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações do José Albanez, gestor estadual da reparação automotiva do Sebrae/SP, para retomada segura das atividades do setor automotivo. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento de reabertura dos negócios do setor automotivo. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: AUTOMOTIVO (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 756KB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: AUTOMOTIVOFormato: PDF | Tamanho: 9,6MB Placa Protocolos de Saúde: AUTOMOTIVOFormato: PNG | Tamanho: 437KB
Preparamos orientações para você, empresário de mercearias, minimercados e supermercados, para a retomada segura das atividades de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações da Fabiane Melo, especialista nacional de Varejo Alimentar de Auto-Serviço do Sebrae, para retomada segura das atividades de mercearias, minimercados e supermercados. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento de reabertura dos negócios do setor de mercearias e mercados. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: MERCEARIA, MINIMERCADOS E SUPERMECADOS (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 18,2MB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: MERCEARIAS, MINIMERCADOS E SUPERMERCADOSFormato: PDF | Tamanho: 9,6MB Placa Protocolos de Saúde: MERCEARIA, MINIMERCADOS E SUPERMERMECADOSFormato: PNG | Tamanho: 466KB
Preparamos orientações para você, empresário de serviços de delivery, para a retomada segura das atividades de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações da Cláudia Stehling, analista do Sebrae, para retomada segura das atividades de serviços de delivery. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento de reabertura dos negócios do setor de serviços de delivery. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: SERVIÇOS DE DELIVERY (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 737kB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: SERVIÇOS DE DELIVERYFormato: PDF | Tamanho: 9,71MB Placa Protocolos de Saúde: SERVIÇOS DE DELIVERYFormato: PNG | Tamanho: 454KB
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