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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Saiba como planejar conteúdo de moda nas redes sociais

As mídias sociais são uma importante ferramenta de vendas para o varejo. Veja o que não pode faltar na sua estratégia.

· 19/07/2022 · Atualizado em 11/08/2022
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É inegável que boa parte dos consumidores adotou novos hábitos e passou a comprar on-line  - o que foi acelerado pela pandemia - e que muitos deles são influenciados pelas mídias sociais. O acesso a elas, muitas vezes, tem relação com a busca de conteúdos atualizados, promoções, sorteios e ofertas personalizadas. Além disso, é por meio delas que, normalmente, o feedback do cliente chega mais rápido ao empresário. 

Assim, as mídias sociais tornaram-se uma ferramenta indispensável para a presença da marca e para o relacionamento com o cliente: interação, ações promocionais, concursos, pesquisas de opinião e de satisfação com produtos ou serviços são importantes estratégias para quem está investindo no marketing digital e, sobretudo, nas redes sociais. 

Para aproveitar todo o potencial das redes sociais, é fundamental ter um planejamento de divulgação de conteúdos. Uma boa estratégia é a elaboração de um calendário editorial de moda ou calendário de posts de moda, para quem preferir. O calendário nada mais é do que um cronograma em que a marca vai decidir pela periodicidade dos conteúdos a serem publicados nos seus diversos canais. A frequência das publicações, além de fidelizar o público, aumenta as visitas e a organização das postagens.

O calendário, que pode ser elaborado em forma de planilha, pode prever itens como: data e horário da publicação; descrição do conteúdo; sugestão de imagem; responsável pelo conteúdo; link a ser divulgado (você pode inserir links de vendas em marketplaces como Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre); canais em que o conteúdo será publicado; objetivos (divulgação da marca, engajamento com o público ou aumento de vendas, por exemplo); se já foi promovido nas redes sociais (ou seja, impulsionado por meio de uma verba pré-estabelecida), além de outros que julgar necessários.

Não se esqueça: antes de elaborar essa planilha, questione-se sobre quem é a persona a que sua marca atende, qual é o tom de voz que deve ser usado nessas publicações, qual é a identidade visual das postagens da empresa nas redes sociais, qual será a frequência de conteúdos a serem publicados, que tipo de conteúdos podem ser criados (vídeos, infográficos, e-books, artigos em blog, imagens, GIFs, vídeos ao vivo, entre outros) e quais canais serão utilizados para coincidir com a persona de sua marca. Aproveite também para fazer o curso do Sebrae Marketing digital: planejar para vender pela Internet. Agora é a hora de colocar a mão na massa e elaborar o seu calendário!

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