this is an h1

this is an h2

Thu Jul 28 09:54:02 BRT 2022
Finanças | CONTROLE FINANCEIRO
Saiba o que fazer quando as contas estão atrasadas

O endividamento existe e as empresas precisam saber como preveni-lo ou remediá-lo.

· 22/07/2022 · Atualizado em 28/07/2022
Imagem de destaque do artigo

Toda operação financeira envolve algum tipo de risco, e empreender não é diferente. Um dos maiores riscos que existe para o empresário é o endividamento e o inadimplemento, que podem causar graves consequências para a empresa e seus responsáveis. Por isso, é fundamental ter um controle rígido das finanças e um bom planejamento das ações da empresa para que não se dê “um passo maior que a perna”. Além disso, é necessário ter plena compreensão das más consequências que o endividamento pode causar, já que ele pode comprometer não somente o crédito junto a fornecedores, mas também a liquidez de investimentos e ativos, fazendo a empresa perder valor e credibilidade entre clientes. Em casos extremos, o endividamento pode comprometer o patrimônio pessoal de administradores e sócios da empresa.

Quando em situação de endividamento, é preciso ter cautela e cuidados para conseguir reverter esse momento. A seguir, vamos abordar alguns dos pontos mais importantes para lidar com essa questão:

Tenha um controle financeiro eficiente 

Em situações normais, essa ferramenta é importante, porém, em momentos de crise, ela deve ser utilizada de forma impecável. E, para que funcione eficientemente, é preciso que se registre com bastante disciplina todas as entradas e saídas, com as devidas classificações, origens e destinações. Com esse controle, é possível identificar e corrigir pontos que causam prejuízos e intensificar pontos com maior lucratividade, melhorando os resultados e, consequentemente, reduzindo o endividamento.

Verifique o tamanho da dívida

Sem saber o real tamanho do endividamento, não é possível estabelecer qualquer planejamento. Por isso, é preciso um meticuloso diagnóstico das finanças da empresa com objetivo de detalhar todas as pendências, e assim, determinar os passos a serem dados.

Renegocie 

Considere buscar o credor com o intuito de estabelecer condições sustentáveis para quitar a pendência sem prejudicar a operação e o caixa da empresa. Dessa forma, é possível seguir com um bom relacionamento com o credor e, caso seja um fornecedor, manter a relação comercial. Outra possibilidade é pesquisar, no mercado bancário, créditos mais baratos para o valor devido, centralizar a dívida em apenas um ente e, junto aos credores, barganhar descontos para quitação.

Procure um especialista caso não seja possível pagar a dívida 

Apesar de ser uma situação grave, todos os que estão no mercado estão sujeitos a enfrentá-la, visto que alguns fatores não estão sob controle da empresa. Portanto, caso seja esse o cenário, é fundamental procurar um especialista no assunto para tentar reduzir os danos, evitar que credores se aproveitem da situação e, dentro do possível, melhorá-la gradualmente.

Para quem está no complicado mercado atual, mesmo que esteja com as finanças “de vento em popa”, é importante ter conhecimentos das consequências e dos cuidados do endividamento. E, para saber mais sobre o tema, o Sebrae oferece mais informações nos links abaixo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora