this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Mon May 31 10:25:28 BRT 2021
Finanças | ACESSO A SERVICOS FINANCEIROS
Saiba o que você precisa para obtenção de financiamento

Fique por dentro da melhor opção para sua empresa e confira quais as principais exigências para você ter acesso a recursos financeiros.

· 17/11/2015 · Atualizado em 31/05/2021

A busca externa de capital é importante ferramenta para o crescimento da sua empresa e para superar momentos de dificuldades. No entanto, essa é uma escolha que deve ser feita apenas depois de verificada a impossibilidade de conseguir esses recursos internamente. Além disso, conheça as condições para o pagamento.

Alguns passos são essenciais para que o financiamento seja bem-sucedido. Realizar o estudo de viabilidade econômico-financeira é um deles, pois analisa indicadores que permitem avaliar se o negócio será viável e se o empreendedor poderá pagar o financiamento.

Análise das ofertas

Em geral, o mercado financeiro exige cerca de 130% do valor do financiamento em garantias. O empresário pode buscar fundos garantidores ou de aval, que, normalmente, dispõem de contrapartida de 80% do total financiado.

Mesmo que esteja acostumado a lidar sempre com o mesmo banco, é interessante pesquisar também as linhas de crédito de outras instituições financeiras.

Todas essas questões devem ser analisadas, principalmente sob a ótica da projeção do fluxo de caixa, para que se identifique a opção mais adequada.

Documentação

Normalmente, a inclusão em cadastros de maus pagadores inviabiliza a liberação do financiamento. Por isso, antes de solicitá-lo, é importante verificar se a empresa e os sócios estão inseridos, por exemplo, no SPC ou Serasa.

As certidões comprovando que os pagamentos dos tributos estaduais e municipais estão em dia também são necessárias, além do contrato social atualizado e comprovantes de residência atuais de todos os sócios.

As instituições financeiras costumam cobrar a entrega das demonstrações contábeis e a relação do faturamento mensal dos últimos 12 meses. Os orçamentos de obras civis e a relação dos bens a serem adquiridos no Brasil e no exterior também. Completam a lista de exigências o estudo de viabilidade econômico-financeiro e o plano de negócio.

Não deixe de ler o contrato de financiamento na íntegra e cuidadosamente. Busque ajuda sempre que precisar entender melhor qualquer cláusula e tire todas as dúvidas antes. Só então, assine o documento.

Saiba mais

 

Nos ajude a melhorar este conteúdo! Avalie abaixo se o conteúdo foi útil ou não para você. Se não foi útil, nos diga o que ficou faltando para poder melhorá-lo!

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora