this is an h1

this is an h2

Sat Apr 18 19:08:50 BRT 2020
Organização | PRODUÇÃO
Técnicas de manejo para produção do pólen

Opção lucrativa para os produtores, o pólen contém gorduras e sais minerais, além de serem ricos em vitamina A.

· 22/11/2013 · Atualizado em 18/04/2020
FAVORITAR
Botão favoritar

O pólen é uma alternativa para os produtores apícolas. O conteúdo de proteína do pólen pode variar de 7% a 35%. Todos os tipos de pólen contêm vitaminas, sais minerais, gorduras e todos os aminoácidos necessários à vida. Alguns são riquíssimos em vitamina A.

A eficiência do coletor de pólen – em uma colmeia vazia, coloca-se o coletor de pólen e a tampa. Espera-se as operárias entrarem por 15 a 20 minutos. Após esse período, verifica-se o número de pelotas que caíram na gaveta do coletor de pólen e o número de pelotas que estão nas patas das abelhas que entram na colmeia. Realiza-se, então, o cálculo da porcentagem entre as pelotas de pólen que ficarem retidas no coletor e as que passaram para dentro das colmeias.

O pólen das plantas. Todas as plantas superiores têm pólen, embora a quantidade e a disponibilidade variem grandemente. As plantas que são boas fornecedoras de pólen são chamadas de poliníferas.

Própolis. É uma substância que fica grudada nas brechas da colmeia. É retirada de resinas e brotos de plantas específicas. Um tipo de própolis muito famosa é a própolis verde do alecrim do campo, mais encontrada em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Pólen de monocultura. É viável produzir pólen de monocultura. Normalmente, numa monocultura a oferta de pólen é muito grande, o que resulta em uma boa produção. Além disso, tem-se um produto mais homogêneo e de origem botânica conhecida.

Produção de pólen. Para manter a colmeia estável para a produção de pólen, é preciso realizar revisões periódicas, com intervalos mínimos de 15 dias. Deve-se manter colmeias com população moderada, pois o excesso de abelhas poderá causar congestionamento nas grades dos coletores. Alimentar frequentemente com mel e com substituto do pólen.

Pão de abelha. Para aproveitar o pão de abelha, é preciso realizar a cata manual com o auxílio de pequenas espátulas, ou destruindo os favos e separando o pólen por processos mecânicos.

Congelamento do pólen. Ao colocar o pólen no freezer para congelar, sua estrutura não é modificada. Desde que seja mantida numa temperatura abaixo de zero grau. É importante manter o pólen no freezer para conservar até o momento da limpeza e para matar todo e qualquer bichinho, ovos e larvas que possam estar presentes.

Etapas de processamento do pólen:

  • congelar por cinco dias;
  • secar a 42 graus até baixar a umidade para 4%;
  • catar manualmente as impurezas;
  • peneirar e fazer a classificação;
  • passar num sopro de ar para retirar as impurezas leves;
  • envasar e estocar para despacho.

Comercialização do pólen. Para se comercializar o pólen depois de envasado, é necessário ser certificado e registrado nos órgãos de vigilância sanitária municipal, estadual e federal, dependendo da esfera de comercialização.

O coletor de pólen no período de produção de mel. Na época de produção de mel, o coletor de pólen atrapalha a produtividade. O apicultor deve conhecer o calendário apícola de sua região e, então, decidir qual produto produzir. Normalmente, as colmeias destinadas à produção de mel devem ser bem fortes com uma entrada ampla, devem ter muito espaço e ser bem ventiladas, ao contrário das destinadas à produção de pólen, que devem ser fechadas e com população mediana.

Calendário. O calendário apícola deve ser o resultado de observações de vários anos. É um trabalho mais voltado para os técnicos e apicultores mais experientes.

Eficiência do coletor. Para ajustar a eficiência do coletor, é preciso substituir a colmeia vazia no local da colmeia povoada.

Grade do coletor. O diâmetro dos furos da grade do coletor de pólen deve ser de 4,5 mm para abelhas africanas e 4,8 mm para europeias.

Frequência da coleta do pólen. O ideal é coletar diariamente. No caso de se utilizar coletores internos pode-se colher de dois em dois dias.

Tipos de pólen. O pólen varia amplamente nos seus constituintes, dependendo da origem botânica. O conteúdo de proteína pode variar de 7 a 35%. Todos os tipos de pólen contêm vitaminas, sais minerais, gorduras e todos os aminoácidos necessários à vida. Alguns são riquíssimos em vitamina A.

Néctar. Assim como o pólen, as abelhas podem coletar néctar de várias fontes. Tanto a fonte de pólen quanto a de néctar variam amplamente, dependendo da disponibilidade.

Pólen preto. O pólen pode apresentar-se em várias cores, principalmente amarelo, alaranjado e vermelho, mas também existe pólen roxo, esverdeado e até preto (pólen de mangueira).

Secagem. A secagem do pólen deve ser feita em estufas próprias com controle de temperatura eficiente. A temperatura não pode passar dos 42 graus e a umidade deve ficar entre 2% e 4%.

Pólen ou mel. O apicultor profissional deve estar atento para produzir o que for mais rentável em sua região e de acordo com as flutuações do mercado.

Benefícios do pólen. O pólen possui todos os aminoácidos necessários ao desenvolvimento. Apresenta uma gama muito grande de vitaminas, principalmente A, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B8, B9, B12, C, D e E. É o único alimento preventivo que se conhece contra o câncer de próstata. É usado por atletas e convalescentes. O pólen é mais nutritivo que o mel, pois apresenta todos os tipos de constituintes, enquanto 70% do mel é composto de açúcar.

Umidade do pólen. O pólen pode ficar com até 2%, permitido por lei. Porém, com pouca umidade, as pelotas de pólen ficam muito duras, difíceis de dissolver e mastigar.

Pólen no favo. Quando o pólen está no favo é mais nutritivo que o pólen dos coletores. É chamado de pão de abelha, pode ser degustado e é mais rico em vitaminas.

Contraindicação do pólen. Só há contraindicação em pessoas que apresentam alergia comprovada ao pólen.

Durabilidade do pólen. No freezer, pode durar por mais de um ano. Quando seco depende muito das condições de estocagem, temperatura, abrigo da luz e umidade.

Inserção do coletor de pólen. A colocação do coletor de pólen atrapalha a produção de mel. Ele reduz o fluxo das operárias campeiras, o que diminui a entrada de néctar e, consequentemente, a produção de mel.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?