this is an h1

this is an h2

Fri Apr 01 15:46:56 BRT 2022
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Tendências de negócio para empreender em 2022

Quer investir em um negócio próprio? Conheças alguns setores que estão em alta e como se capacitar em cada um deles.

· 01/04/2022 · Atualizado em 01/04/2022
Imagem de destaque do artigo

Quem deseja empreender precisa estar atento às tendências do mercado o tempo todo. Basta olhar ao redor para perceber como as relações de compra e venda e as necessidades do consumidor mudaram nos últimos anos.

O fato é que o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 obrigou empreendedores do mundo inteiro a se adaptarem, de modo rápido, ao comércio virtual. Isso pode ter sido encarado como um desafio por alguns, mas também como uma grande oportunidade por outros.

Embora o mercado esteja cheio de incertezas, alguns setores demonstram um forte potencial. Se você deseja montar um negócio que atenda a essa nova realidade, mas ainda não sabe como, leia este artigo até o final e inspire-se nas tendências para empreender em 2022.

Vontade de empreender

Mesmo com a crise provocada pela pandemia, a vontade de abrir o próprio negócio tende a crescer – é o que mostra os dados da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o levantamento, o número de jovens empreendedores cresceu 15% no país em 2020.

Um outro estudo, realizado pela HeroSpark, plataforma que orienta empreendedores digitais, revelou que cerca de 24% dos jovens das classes A, B e C com até 30 anos já são empreendedores, e 60% deles desejam abrir um negócio próprio no futuro.

Contudo, se você quer ter sucesso em seu empreendimento, é preciso conhecer a fundo o mercado em que vai atuar e fazer um bom planejamento antes de começar. Identificar as áreas que estão em alta e aprender sobre o conceito de empreendedorismo te dará uma visão mais ampla de onde investir os seus recursos.

Pensando em atender futuros empreendedores que pretendem entrar para o mundo digital, o Sebrae disponibiliza cursos online e gratuitos. Clique aqui para conhecer as opções.

Tendências

Apesar de estarmos em um processo de retomada da economia, alguns negócios se mostram promissores. Atender o consumidor tecnológico passou a ser uma necessidade, e as áreas que tendem a suprir essa demanda são aquelas com maior perspectiva de crescimento. Veja:

 

E-commerce

O mercado digital veio para ficar. Mesmo com a volta das atividades presenciais, a tendência é de que as compras online continuem em ascensão. Quer abrir a sua loja virtual? Faça o curso gratuito do Sebrae e saiba como começar. Aprenda também sobre estratégias de gestão, logística e planejamento do seu e-commerce em outros cursos disponíveis no site.

Criação de conteúdo

Com a expansão das redes sociais e o aumento das vendas online, investir em cursos de marketing digital tem sido uma aposta promissora, já que a demanda por profissionais para produzir textos para sites, blogs e redes sociais não para de crescer. Conheça os cursos do Sebrae para quem deseja se especializar nessa área.

Dropshipping

Não tem recursos para investir neste momento? O dropshipping pode ser uma boa saída para você. Esse formato vem ganhando espaço e já é uma grande aposta para 2022. Nesse tipo de negócio a pessoa atua como intermediária na venda de um produto ou serviço, ou seja, como uma revendedora. E não há a necessidade de o produto estar em processo de produção ou em estoque.

Quer saber o passo a passo para abrir um negócio como esse? Clique aqui e confira o artigo do Sebrae sobre o assunto.

Importação de produtos

Consumir produtos de outros países já é tendência há bastante tempo. Por isso, o setor de importação pode ser uma boa opção para quem deseja empreender.

Os itens podem ser comercializados em lojas físicas ou virtuais. Essa é uma boa solução para quem tem pouco capital para investir nesse início de negócio. Outro ponto importante é conhecer o público para importar produtos que tenham uma saída considerável. Fazer uma boa pesquisa de mercado e conhecer as regras de importação é essencial.

Descubra formas de importação direta e indireta e aprenda a escolher as mercadorias ideais para a sua empresa com o curso do Sebrae sobre importação de produtos. Comece agora!

Infoprodutos

Uma outra aposta para este ano são os infoprodutos. Já pensou em vender o seu conhecimento sobre determinado assunto e fazer disso um negócio? Nesse caso, o empreendedor é um criador de soluções digitais, oferecendo cursos online, e-books, videoaulas e apostilas para capacitar públicos interessados em assuntos específicos. Aprenda a criar infoprodutos do zero aqui. Para mais informações, leia esse artigo do Sebrae.

 

Como você pôde ver, as novidades que prometem despontar no empreendedorismo brasileiro em 2022 estão relacionadas ao mercado digital. E tudo indica que esse nicho de mercado veio para ficar!

E você, já se preparou para isso?

Acesse outros conteúdos disponíveis sobre MEI e empreendedorismo em nosso grupo do Telegram.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora