ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Thu May 14 23:28:48 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Tendências pouco óbvias que ganham força na pandemia
Entenda mais sobre o momento atual para planejar melhor as estratégias para o seu negócio.

A pandemia de Covid-19 mudou os hábitos e comportamentos das pessoas em todo o mundo. As medidas de isolamento social que foram adotadas para evitar o contágio da doença aceleraram algumas tendências que não pareciam tão evidentes.

Essa é a opinião do curador de tendências e fundador da Non-Obvious Agency, Rohit Bhargava. Conheça algumas dessas tendências apontadas pelo especialista em inovação e leve-as em consideração ao planejar e executar estratégias para o seu negócio de agora em diante.

Empatia

Em tempo de distanciamento social e relacionamentos mediados pela tecnologia, mais do que nunca é preciso humanizar as ações. Seja empático, procure criar uma interação verdadeira com as pessoas. Um exemplo no empreendedorismo são os negócios que passaram a oferecer serviços especiais aos idosos para protegê-los do coronavírus.

Mais conhecimento

Capacitações e cursos à distância já eram uma realidade, mas após a pandemia aumentou significativamente a oferta de conteúdos online que oferecem conhecimentos instantâneos. Segundo Bhargava, é importante aproveitar esses conhecimentos para ficar mais esperto, e melhorar como pessoa e profissional.

Resgate do passado

Outra tendência que a pandemia vai acelerar é a nostalgia por objetos simples do passado, aumentando ainda mais o interesses por versões analógicas de produtos, como câmeras fotográficas com filme, vitrolas. Também há uma valorização do comércio local, de alimentos produzidos regionalmente, com processos mais simples e naturais, priorizando a produção na própria comunidade.

Práticas éticas e sustentáveis

O público consumidor também passou a exigir maior engajamento das empresas, demandando práticas mais éticas e sustentáveis, além de maior responsabilidade social e ambiental. Exemplos de marcas que entenderam essa tendência são as grifes de roupa que passaram a confeccionar uniformes para profissionais de saúde.

Veja também

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora