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Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Ter uma empresa inclusiva e diversa pode gerar melhores resultados

Diversidade e inclusão são temas cada dia mais valorizados dentro do mercado de trabalho e que fazem parte de uma agenda de ESG.

· 16/02/2023 · Atualizado em 06/06/2023
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É preciso entender os conceitos de uma empresa diversa e inclusiva. Quando falamos sobre diversidade, estamos pensando em ambientes de trabalho que tenham uma quantidade maior de pessoas com diferentes perfis, ou seja, de raças, gêneros, idades, formações e necessidades diferenciadas. Isso quer dizer que uma empresa diversa é aquela que conta com perspectivas e vivências diferentes dentro de seu quadro de colaboradores. 

Já a inclusão é mais do que apenas inserir pessoas diferentes em um mesmo ambiente, é respeitar, acolher e proporcionar a essas pessoas as mesmas oportunidades e condições de desenvolvimento das demais. 

Uma empresa inclusiva e diversa é aquela que olha para a organização e busca formas de criar um cenário totalmente igualitário. Isso significa que não basta ter pessoas negras ou com deficiência nos times, essas pessoas também precisam ter portas abertas para crescerem e alcançarem posições de liderança, por exemplo. 

Investir em diversidade e inclusão é uma forma de abrir o leque para atrair talentos que, embora qualificados, muitas vezes, não têm oportunidades. Esse tipo de visão torna as equipes muito mais ricas, já que une pessoas diferentes e com perspectivas e vivências distintas. 

Além disso, ao oferecer as mesmas oportunidades para todos, a organização garante equipes mais engajadas e produtivas, que se sentem acolhidas e pertencentes ao ambiente organizacional e com mais motivação no trabalho. 

Para construir uma cultura de diversidade e inclusão, existem algumas etapas que as empresas podem seguir:

  1. Mapeie a diversidade da organização

Olhar para a organização é o primeiro passo para entender como ela está em relação à inclusão e o que ainda precisa ser feito. Para isso, é importante analisar a composição de cada um dos times e, principalmente, os cargos de liderança. 

  1. Estabeleça metas focadas em inclusão

Um planejamento estratégico também pode ajudar em uma gestão focada na inclusão. Assim, se a análise mostra um time pouco diverso, vale a pena pensar em metas a curto, médio e longo prazos para mudar esse cenário. 

  1. Revise a cultura organizacional

Esse também é um bom momento para revisar a cultura organizacional, buscando incluir mais tolerância, inclusão e respeito às diferenças. Com uma cultura forte voltada para a diversidade, é possível estimular a boa convivência e alinhar expectativas e visões. 

  1. Treine as lideranças e os recrutadores

Os líderes são o retrato da organização e precisam ser treinados para agir com base no que ela acredita e prega. Assim, é fundamental capacitar as lideranças para que elas atuem de forma humanizada, inclusiva e flexível no dia a dia. 

  1. Adapte o recrutamento e seleção

Um bom processo de recrutamento e seleção é essencial para criar uma empresa inclusiva. É preciso que os processos sejam pensados de forma a acolher pessoas de diferentes realidades, com formações e vivências distintas. 

  1. Respeite e valorize as diferenças

A inclusão e a valorização das diferenças devem ser colocadas em prática no dia a dia da organização, e não somente nos processos de recrutamento e seleção. Por isso, pode ser interessante criar comitês de diversidade que ajudarão a pensar em ações estratégicas para cada grupo minoritário. 

Saiba mais:

Artigo criado a partir do conteúdo do Portal Sebrae RS

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