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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR

Tudo que você precisa saber sobre o mercado cervejeiro no Brasil

Pesquisa realizada pelo Sebrae e Abracerva revela cenário de expansão dos negócios das cervejarias artesanais brasileiras.

· 23/01/2020 · Atualizado em 24/01/2020

O mercado brasileiro de cervejas tem crescido significativamente nos últimos anos e continua em desenvolvimento, gerando oportunidade aos que desejam empreender na área. Nesse cenário, o Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), realizou o 1º Censo das Cervejas Independentes Brasileiras para conhecer melhor quem está à frente dessas cervejarias no Brasil.

A pesquisa também é importante para avaliar o mercado atual e favorecer o desenvolvimento de estratégias que qualifiquem o empreendedor cervejeiro e impulsionem a expansão dos negócios. O censo foi realizado entre abril e maio de 2019, com 486 respostas de produtores de fábrica própria, produção terceirizada (cervejaria cigana) e bar próprio.

Veja a pesquisa na íntegra

Perfil dos empreendedores

Entre esses empreendedores, predomina a presença masculina (87%), com média de idade de 39 anos e alto grau de escolaridade (35% tem ensino superior completo e 50%, pós-graduação ou mestrado). Os proprietários de pequenas cervejarias também têm como característica a busca por especialização.
Considerando a distribuição geográfica, a pesquisa revelou que Rio Grande do Sul (20%) e São Paulo (18%) são os estados que concentram a maior quantidade de cervejarias independentes, seguidos por Minas Gerais (13%), Rio de Janeiro e Santa Catarina (ambos com 11%).

Os negócios são jovens – a maioria com um a quatro anos de funcionamento. Os empreendimentos são mais comumente dirigidos por um ou dois sócios, e a maioria deles tem de um a quatro funcionários alocados diretamente nas etapas de operação.

 Faturamento

Em relação ao faturamento de 2018, a maioria dos entrevistados (61%) declarou que foi melhor do que o ano anterior (2017), confirmando a expansão do setor. Para 30%, o faturamento se manteve e para apenas 9% foi pior.



Em relação a 2019, entretanto, a maioria dos entrevistados (50%) relatou estar empatando receita e despesa, e 22% informou apresentar prejuízo nesse momento. O resultado sinaliza cautela.

Produção própria

Boa parte das cervejarias independentes com produção própria declarou produzir de 1.000 a 4.999 litros mensais. Em relação à capacidade máxima de produção, 51% declarou ser capaz de produzir até 9.999 litros.

Contribuindo para a redução da ociosidade na capacidade instalada, pouco mais da metade (51%) das cervejarias independentes com fabricação própria produz para terceiros. Quanto ao tipo de envase mais comum entre esse perfil de cervejarias, prevalece o barril de inox (64%).

Produção cigana

Quando o foco são as cervejarias independentes ciganas (produção terceirizada), o volume de fabricação de 48% delas varia entre 100 a 1.000 litros mensais. A produção média, por sua vez, está em 1.775 litros por mês.

Capacitação

A maioria dos empresários (81%) declarou que já realizou curso sobre tecnologia e/ou produção cervejeira. Na sequência, predominam os cursos sobre estilos, sommelier e harmonização.


E você quer saber mais para entrar no ramo cervejeiro ou para expandir os negócios da sua cervejaria? Veja algumas dicas que vão te ajudar:

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