this is an h1

this is an h2

Mon Oct 24 19:30:02 BRT 2022
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Turismo cultural: arte, cultura e história pelo mundo

Conheça as principais formas de turismo cultural e aprenda a atrair esse turista!

· 01/08/2022 · Atualizado em 24/10/2022
Imagem de destaque do artigo

O turismo cultural é um mercado que valoriza as potencialidades das tradições dos locais, como museus, patrimônio histórico, arte e gastronomia, procurando desenvolver e dinamizar a economia da região. Na verdade, a cultura sempre faz parte das práticas turísticas, e mais: é sua própria essência. 

Entender a demanda e o perfil de cada turista, que tem preferências e motivações diferentes, é muito importante para poder oferecer serviços e roteiros que se adaptem às expectativas, levando em conta às suas necessidades e seus desejos.

Quem é o turista cultural

É fundamental conhecer seu cliente antes de propor um produto para ele. O desejo de conhecer a história e a arte de um local, conhecer o povo do lugar, descobrir seus costumes e saborear sua comida são aspectos que basicamente definem o perfil do turista cultural. Alguns pontos relevantes que fazem o perfil do turista interessado em cultura:

  • Tem nível de formação e de cultura mais altos;
  • Pode ser um viajante de qualquer faixa etária;
  • Tem interesse pelos aspectos locais, como a gastronomia ou a música;
  • Preocupa-se com o meio ambiente;
  • Aprecia as diferenças culturais entre os países;
  • Viaja com maior frequência e valoriza a qualidade e a comodidade dos serviços;
  • Deseja conhecer a população local e sua forma de vida;
  • Procura autenticidade em experiências reais;
  • Busca interagir com os destinos e seus habitantes.
Tipos de turismo cultural

turismo cultural é quase tão variado quanto a própria cultura, e nele pode ser incluída praticamente qualquer atividade que demonstre a identidade de um país ou região. Música, dança, artes plásticas, literatura, cinema, língua, esporte, religião, arquitetura, arqueologia, gastronomia, paisagens naturais e qualquer tipo de folclore são importantes vertentes do turismo cultural. 

Destinos culturais pelo mundo

Em meio a tantas opções de destinos, para quem ama cultura e história não faltam opções. A lista é infinita, mas fornecemos alguns exemplos dos maiores destinos culturais do mundo e suas atrações:

  • São Paulo

É possível passar semanas conhecendo museus, galerias e centros de exposições pela cidade de São Paulo. Alguns destaques são o Teatro Municipal, a Catedral da Sé, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque do Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna e o Museu Afro Brasil, entre tantas outras atrações. A gastronomia da cidade, por exemplo, é também outro ponto forte para o turismo.

 
   
  • Nova York

Além da Broadway e suas grandes produções, local obrigatório para os amantes do teatro, os museus de Nova York como o MoMa – Museum of Modern Art e o Metropolitan Museum - MET também são maravilhosas atrações.

 
  • Machu Picchu

Conhecida como “cidade perdida dos incas”, Machu Picchu fica no alto da Cordilheira dos Andes, no Peru, e é um dos destinos mais visitados na América do Sul. O santuário histórico cativa o turista pela sua deslumbrante beleza arquitetônica, pelo importante legado histórico-cultural e por ser, provavelmente, a descoberta arqueológica mais notável do império Inca.

 
   
  • Cidade do Vaticano

Centro da igreja católica e residência do Papa, o seu líder máximo, o Vaticano é um ambiente riquíssimo quando o assunto é arte sacra, e o conjunto de Museus do Vaticano é considerado o mais importante de Roma. O complexo tem desde estátuas gregas e romanas a obras renascentistas, além da tão conhecida Capela Sistina e da famosa Biblioteca do Vaticano.

 
  • Roma

A capital da Itália é uma obra de arte a céu aberto, com museus maravilhosos e muita história e arte por toda esquina, como o Coliseu, o Fórum Romano, a Fontana de Trevi e o Panteão. A autêntica comida italiana pode também ser saboreada em toda parte.

 
   
  • Paris

A cidade respira arte e os museus da capital francesa estão entre os mais incríveis do mundo, como o Museu do Louvre, onde moram obras icônicas como a Mona Lisa e a Vênus de Milo, o Musée D´Orsay, com uma área focada em Van Gogh e nos impressionistas, e o Museu L’Orangerie, com grandes obras de Matisse e Picasso.

 
  • Barcelona

A arquitetura do catalão Antoni Gaudí marca o horizonte da cidade. Os pontos turísticos que não podem faltar em um roteiro cultural para esta cidade são a excursão a pé guiada no Parque Güell, a Casa Milá, a Casa Batlló e a excursão guiada na Igreja da Sagrada Família, um dos lugares mais impressionantes de Barcelona. O bairro gótico, remanescente medieval da cidade, é também imperdível.

 
   
  • Cairo

Pontos que não podem faltar em uma visita à mais importante cidade do Egito são o tour pelas pirâmides de Gizé, a Esfinge, o complexo de Saqqara e o Grande Museu Egipcio, com estrutura inteiramente dedicada à egiptologia e implantado junto às grandes pirâmides.

 
  • Jerusalém

Uma das cidades mais antigas do mundo e de vital importância para o Judaísmo, o Islamismo e o Cristianismo, Jerusalém abriga, como não poderia ser diferente, alguns dos lugares sagrados mais importantes do mundo: o Muro das Lamentações, a Igreja do Santo Sepulcro e a Cúpula da Rocha, entre outros.

 
   
  • Varanasi

No norte da Índia, Varanasi é a capital espiritual do país e um local simbólico para hindus e budistas. Local de peregrinação, a cidade data de 1.100 a.C. e abrigou inúmeros filósofos, poetas e artistas indianos. A cidade também é conhecida pela produção de tapetes luxuosos, trabalhos em marfim, perfumes e sedas bordadas com ouro e prata.

 

O turismo cultural está em expansão por todo o mundo e com tendência a crescer cada vez mais. A internet é um vetor importante para o crescimento desse tipo de turismo. Quando um influencer divulga um determinado local, um prato diferente e delicioso, uma experiência inusitada e o post viraliza, a chance de a atração tornar-se a queridinha da vez é enorme. No Brasil, há uma infinidade de possibilidades inexploradas que podem a qualquer momento virar febre. Então, fique atento!   

Os benefícios gerados por este tipo de turismo são inúmeros, como a preservação do patrimônio cultural e artístico e a prosperidade de lugares e comunidades, com criação de vínculos entre diferentes culturas. Além disso, há os benefícios materiais, como o impacto na economia, na possibilidade de novos negócios e na criação de empregos, uma vez que os gastos dos viajantes levam diretamente à criação de postos de trabalhos em setores como hotelaria, comércio e centros de cultura no local.

Apostar e investir em roteiros culturais é uma excelente opção para agregar valor aos serviços oferecidos por uma empresa de turismo, seja uma agência de viagens, um guia turístico, um hotel ou um restaurante. Para elaborar um bom roteiro no Brasil, não deixe de conferir as possibilidades que o país oferece!

Conheça outros segmentos do mercado de turismo e torne sua empresa especialista no público-alvo desejado.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?