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Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Turismo de luxo cresce no Brasil apostando em roteiros exclusivos

Mercado de luxo comemora a retomada do turismo pós-pandemia, com números expressivos.

· 25/11/2022 · Atualizado em 30/11/2022
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A pandemia da covid-19 mexeu com diversos setores da economia. A área de turismo, que foi uma das mais afetadas, já mostra sinais robustos de retomada do crescimento. Mas, o aumento da demanda vem revelando mudanças no comportamento dos viajantes, principalmente no turismo de luxo, com clientes mais exigentes, com maior poder aquisitivo. E o mercado está atento a esse movimento. Novas modalidades estão surgindo, tais como o slow travel, o turismo de experiência. Outras vêm ganhando força, como o ecoturismo. 

Depois de ficarem confinadas em casa, as pessoas já não pensam duas vezes: querem viajar! Mas, ao contrário da maioria, os turistas de alto padrão não buscam destinos óbvios, que se descobrem em cliques no Google. Eles querem experiências exclusivas, diferenciadas, em lugares exóticos ou isolados, pouco conhecidos e pouco frequentados, em meio à natureza, que possibilitem atividades ao ar livre, com hospedagem confortável e boa gastronomia.

O turismo de luxo é o setor que foi mais impulsionado nos primeiros momentos de retomada das viagens. O Anuário 2021 da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), feito em parceria com o Senac São Paulo, comprova a recuperação da hotelaria de luxo no Brasil. A taxa de ocupação, que foi de 52,5% em 2019,  atingiu 57,4% em 2021. Grande parte dessa ocupação, no ano passado, foi de brasileiros abastados viajando pelo Brasil - 90,7% da demanda; ao contrário de 2019, quando os brasileiros representavam apenas 59% da demanda. Além disso, a diária média passou de R$ 1.549, em 2019, para R$ 2.125, em 2021 - um aumento de 37%. E o RevPAR, que combina ocupação com diária média, teve um aumento de 50%, passando de R$ 813, em 2019, para R$ 1.222, em 2021.

O turismo de luxo não se limita ao requinte

É óbvio que ainda existe a demanda por hotéis de luxo tradicionais, com acomodações de mais de 1.000 m², em ambientes super requintados. Mas, percebe-se cada vez mais que o “novo” luxo inclui roteiros de viagens que têm foco na experiência, no enriquecimento cultural, na autenticidade, exclusividade e sustentabilidade; em detrimento da mera ostentação.

A verdade é que o conceito de luxo tem significado diferente para cada viajante, mas independentemente do perfil de cada um, a tendência das viagens de luxo está em experimentar mais em vez de adquirir produtos; em vivenciar experiências únicas e personalizadas, capazes de atender o desejo do turista em todos os sentidos: físico, emocional ou intelectual; em um apreço pelas coisas boas da vida, temperadas com as preciosidades ocultas da cultura local. 

Exemplos não faltam. O destino de luxo pode ser: observar o fenômeno da Aurora Boreal, fazer uma jornada animal pela Tanzânia; estar em um acampamento no deserto, sem eletricidade; ou hospedar-se em uma embarcação fluvial de cinco estrelas, equipada com botes para o turista explorar rios da Amazônia.  

Turistas de luxo têm preocupação com práticas sustentáveis; com a conservação da biodiversidade do local que visitam; com o emprego de pessoas da própria comunidade no hotel; com o uso de produtos que não agridam o meio ambiente.

Por isso, se você tem um empreendimento ligado ao ramo hoteleiro, saiba que o turismo de luxo pode ser uma oportunidade para você alavancar os negócios. O Luxury Travel Annual Report realizou um mapeamento desta classe de viajantes e concluiu que este público é formado, predominantemente, por homens e mulheres entre 30 e 39 anos, com renda mensal superior a R$ 20 mil, e que, por ano, realizam de quatro a seis viagens de lazer.

Esses turistas, cada vez mais, depositam sua confiança em empresas de viagens e consultores para programar seus roteiros; e querem hospedar-se em lugares charmosos ou diferentes para viver experiências inesquecíveis. Por isso, o empreendedor/anfitrião precisa montar uma boa infraestrutura, com oferta de serviços variados, sempre com a preocupação de proporcionar bem-estar físico e mental de uma maneira mais holística, a fim de agradar e fidelizar esses viajantes.

Planejamento e criatividade são fundamentais

Você, que tem um empreendimento ligado à cadeia de turismo - hotel, pousada, spa, agência de viagens e/ou de turismo receptivo -, está preparado para atender bem esses turistas? Não perca tempo! É hora de se reinventar e buscar estar alinhado com as expectativas dos viajantes de luxo. Unir um bom planejamento empresarial a ofertas únicas que ofereçam experiências exclusivas, é fundamental.

Invista na criatividade e no bom gosto, valorize as produções locais, seja na decoração, na gastronomia ou nos mimos que pode oferecer. Esteja atento aos detalhes. Sua equipe pode indicar também aos viajantes passeios inusitados, como um tour à uma fazenda, ou à uma comunidade de pescadores, ou ainda para conhecer o trabalho de um grupo de mulheres artesãs da região. Feche parcerias com os locais. Todos podem ganhar com estas iniciativas.

Os hotéis de luxo também devem preparar-se para o anywhere office, oferecendo uma estrutura adequada ao trabalho remoto de viajantes executivos. É importante apostar também em detalhes e mimos que dão mais conforto aos hóspedes, tais como serviços de spa – com massagens, cromoterapia, acupuntura -, e kits de banho de marcas conceituadas, entre outras comodidades.

Ofereça atendimento personalizado e fidelize o cliente

A personalização do atendimento é outra demanda que vem ganhando força. Conheça melhor o seu cliente, incluindo nas diárias atividades e alguns itens que tenham a ver com o perfil do casal ou da família: restrições alimentares, preferências de passeios noturnos, diurnos. E não esqueça de informar se o hotel é pet friendly. Isso atrai grande parcela de hóspedes. 

Prestar um serviço de alto padrão, com bastante capricho, diferenciado e personalizado, sem dúvida, vai contar pontos na hora do turista de luxo decidir-se por uma nova hospedagem no futuro. Conhecer e estar atento aos detalhes para encantar e fidelizar o cliente!

Para te apoiar nessa jornada, o Sebrae disponibiliza cursos on-line e gratuitos como o Inovação e possibilidades de crescimento e Empreendedor de sucesso onde vai aprender a elaborar metas claras e o plano de ação, refletindo sobre suas atividades empreendedoras e o autodesenvolvimento.

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