this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Fri Jun 18 12:55:55 BRT 2021
Empreendedorismo | DESAFIO
Turismo se reinventa para realizar o sonho de viajar

Estudo do Sebrae indica que a retomada do setor está baseada em realismo e planejamento

· 29/04/2021 · Atualizado em 18/06/2021

O setor do turismo foi um dos mais atingidos pela pandemia, mas ganhou fôlego para se recuperar. 

Para apoiar o setor a impulsionar suas atividades, o Sebrae realizou extenso estudo que mapeia os desafios, prevê cenários e recomenda soluções para a retomada.

No novo cenário, o setor deve se reinventar para cativar esse novo consumidor: desconfiado, receoso, mas também empoderado e ávido por desfrutar de momentos de lazer fora do espaço onde esteve confinado por longos meses.

Retomada do turismo

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (UNWTO) o volume de viagens internacionais caiu mais de 70% em 2020, impactando em uma queda de receita de US$ 730 bi. Após a publicação desse levantamento, em outubro de 2020, países europeus entraram na segunda onda da pandemia e a quarentena global cresceu ainda mais. Apesar do cenário desanimador, estudos apontam que o setor irá se contrair, adaptar e, finalmente, retornar mais forte do que nunca.

Na retomada do turismo, os viajantes vão preferir destinos perto da cidade onde moram, aos quais possam chegar de carro. Assim, enquanto as viagens internacionais podem demorar bastante para atingir os patamares anteriores, o turismo interno ganha uma janela de oportunidade que deve ser aproveitada ao máximo.

 Protocolos de limpeza e higiene

A pandemia provocou impactos transformadores. Parte das mudanças de hábitos que as pessoas adotaram serão incorporadas para sempre.

Pesquisa da HRS (Hotel Reservation Service) mostra que 86% dos clientes corporativos consideram a higiene dos locais o fator principal na escolha de hospedagem.

O Protocolo Clean & Safe, criado pela OMS destaca a necessidade de serviços de higiene aprimorados em áreas públicas, quartos e salas de reuniões; a garantia das distâncias mínimas exigidas por cada legislação local; e o treinamento de funcionários e fornecedores.

A superesterilização — garantia de ambientes o mais livres de patógenos possível — representa um nicho de oportunidade para entrada no mercado de novos produtos, como filtros HEPA, capazes de filtrar 99,9% dos vírus e bactérias transportados pelo ar; pulverizadores desinfetantes; purificador de ar de nível hospitalar; e torres de esterilização.

 Turismo Responsável

O Movimento Hospitalidade Segura, criado pelo Ministério do Turismo e pela Anvisa, lançou o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, que reúne diretrizes voltadas para 15 diferentes atividades do Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur).

Empreendimentos e empresários do turismo podem obter o selo ao seguirem os protocolos de segurança que foram construídos levando em conta medidas adotadas por entidades internacionais e pelo Ministério da Saúde.

As tecnologias sem contato serão cada vez mais exigidas pelo consumidor. Elas permitem, por exemplo, o pagamento sem a inserção de senhas ou códigos.

Fique atento a procedimentos para reduzir o contato pessoal e as aglomerações e aos serviços digitais que permitem check in e check out por assistentes virtuais. Pergunte-se como você pode utilizar, em seu negócio, aplicativos e ferramentas tecnológicas que diminuam o engajamento físico do cliente.

Lembre-se, o mundo mudou, e o turista, também. O novo turista será mais empoderado, e as chaves para estimular a demanda serão o foco no viajante e a comunicação proativa.

No novo cenário, os consumidores querem se sentir mais seguros. Para isso, é importante que tenham a liberdade de mudar de ideia. Oferecer possibilidade de cancelamento e remarcação será fundamental.

 Voucherização

Uma estratégia importante é a das vendas orientadas para o futuro. Nessa opção, o turista escolhe com antecedência seu destino e as condições de sua viagem, como hospedagem e transporte, e paga antecipadamente por isso.

 Turismo de luxo

Combinar biossegurança com criatividade inaugura uma nova era nas viagens de luxo, não mais ligado apenas à ostentação, e sim envolvendo o bem-estar físico e mental, a valorização da autenticidade. Como turismo enogastronômico, unindo alta gastronomia e bons vinhos; realização de celebrações nas suítes ociosas; customização de passeios e serviços; relaxamento após a rotina do trabalho, em que o cliente usa as instalações do hotel após atividades: piscina, sauna, restaurante, entre outros.

 Turismo sustentável e ecoturismo

Após meses isoladas nas suas casas, as pessoas irão desejar um banho de natureza. Nesse sentido, viagens mais próximas de casa e que oferecem esses atrativos são destinos imperdíveis: natureza e esportes radicais; aventuras outdoor; adoção de boas práticas sustentáveis e sociais no turismo.

 Tendências

Confira o resumo das principais conclusões do estudo quanto à preferência dos turistas no pós-pandemia: seus planos de viagem e com quem pretendem viajar.

Com o Estudo de Turismo: o novo normal (pós-vacina), concluímos que o setor vai , sim, se recuperar e até mesmo superar desafios pré-pandemia. Mas, para isso, deverá implementar mudanças profundas e ter a coragem de se reinventar. Baixe o estudo e aprofunde as reflexões sobre decisões essenciais para o seu negócio. Boa leitura!

Ler Estudo de turismo: o novo normal (pós-vacina)


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado