this is an h1

this is an h2

Sat Aug 20 03:55:17 BRT 2022
Finanças | PAGAMENTO
Vantagens do e-commerce: Pix ou boleto bancário?

Qual é mais rentável? Saiba tudo sobre quais são as vantagens e as desvantagens de cada meio de pagamento para a sua empresa.

· 04/08/2022 · Atualizado em 20/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Trabalhar como microempreendedor é ter que se reinventar a todo instante para seguir as tendências do mercado. E, diariamente, as formas de venda ganham novos formatos por meio das plataformas digitais.

Com isso, é importante não só atualizar-se, como saber exatamente quais métodos adotar para as suas vendas. No e-commerce, por exemplo, há diversos meios de pagamento. Qual mais combina com a sua empresa? E o principal: você sabe a diferença entre eles? Hoje, o Sebrae vai te ajudar a entender mais sobre dois meios de pagamento que emitem a cobrança na sequência da efetivação do pedido: o boleto bancário e o Pix.

Como funciona o pagamento por boleto bancário?

O boleto bancário é o documento oficial do Banco Central do Brasil, com as informações do produto, da empresa fornecedora e do prazo para pagamento. O boleto pode ser emitido tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas.

Uma das maiores vantagens do boleto é o tempo para a confirmação do pagamento, que costuma ter o prazo de compensação de até 72 horas (ou três dias úteis).

O pagamento pode ser efetuado em casas lotéricas, em caixas eletrônicos, on-line, pelo acesso ao Internet Banking, pelo telefone, por aplicativos bancários no celular ou nos terminais de autoatendimento do seu banco.

Tipos de boleto

Existem três tipos principais de boleto: o boleto registrado, que contém os dados de quem paga e os de quem recebe; o boleto avulso, destinado às empresas que não trabalham com uma frequência de cobranças; e o boleto carnê, para as empresas que fornecem serviços a prazo, como mensalidades, assinaturas, entre outros. Os custos de emissão de um boleto podem variar de R$ 3 a R$ 8.

Como funciona o pagamento via Pix?

O pagamento instantâneo brasileiro (Pix) também é um meio de pagamento oficial do Banco Central do Brasil, que pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas. O que diferencia o procedimento de uma transferência bancária comum é o seu prazo de compensação imediato, e o fato de poder ser realizado em qualquer dia e horário da semana.

No quesito taxas, o Pix é gratuito para pessoas físicas. Para empresas, uma pequena taxa (que varia de 0,99% a 1,45%) é cobrada.

O sistema do Pix é bem intuitivo: ao acessar a sua instituição financeira, você irá selecionar o valor, o formato da chave (que é o código de segurança de cada usuário, como o número do CPF, do celular ou um número aleatório) e efetuar a transferência com a sua senha bancária virtual.

Qual a diferença entre Pix e boleto?

Os dois meios oferecem um prazo de compensação menor em relação às outras formas de pagamento, além do benefício de poderem ser efetuados de forma on-line. Apesar de ambos serem seguros, existem algumas diferenças.

A primeira e mais notória delas é que o Pix oferece um pagamento no mesmo minuto em que é efetuado. Já o boleto depende do prazo em que o cliente irá pagar (que pode ser de até 72 horas). Além disso, há a diferença de conciliação: no caso do boleto bancário, é preciso que a empresa reúna alguns dados, como taxas de juros, pagamentos não realizados, parcelas, entre outros; o Pix, por sua vez, registra a transferência de imediato e dispensa esse processo, já que fica tudo registrado no comprovante de pagamento.

Entretanto, embora o Pix pareça ser a opção mais facilitadora, é válido lembrar que o boleto dispensa a necessidade de uma conta bancária, pois pode ser pago com dinheiro em espécie em casas lotéricas ou supermercados.

Vantagens ou desvantagens para o empreendedor

Para o empreendedor, é preciso analisar, em seu sistema financeiro, a opção mais viável. Como desvantagem, o Pix cobra uma taxa de até 1,45% e exige que o seu cliente tenha uma conta no banco. Mas, como vantagem, ele torna o procedimento de pagamento rápido e prático.

O boleto, por outro lado, leva mais tempo para compensar, ou seja, para o dinheiro cair na conta, devido ao prazo de pagamento, além de ter um custo. Porém, como vantagem, ele propicia a inclusão das pessoas que não possuem conta bancária ou acesso à internet para realizar pagamentos.

É fundamental, portanto, identificar o perfil do seu público-alvo e as respectivas preferências na hora de pagar. O Sebrae possui conteúdos sobre Pix, meios eletrônicos de pagamentocomo receber pagamentos on-line. Não deixe de conferi-los para ampliar a sua percepção sobre o tema, que é um dos fatores responsáveis para o crescimento da sua empresa.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?