Esse modelo de negócio deve ser baseado na premissa do ganha-ganha e da colaboração entre todas as partes envolvidas.
Franqueador
Estando o modelo de negócio pronto para ser replicado, o sistema de franquias pode oferecer inúmeras vantagens para o franqueador, como:
- Maior rapidez na expansão do negócio, com baixo investimento próprio, uma vez que o investimento em cada nova unidade ou novo ponto será feito pelos franqueados.
- Aumento da disponibilidade de tempo e recursos para ações de marketing e desenvolvimento de produtos e serviços.
- Fortalecimento da marca no mercado, devido à visibilidade e à capilaridade alcançadas com a abertura das unidades franqueadas.
- Economia de escala, com redução do custo médio de produção e do preço pago pelos insumos, uma vez que um maior volume de compras aumenta o poder de negociação junto aos principais fornecedores da rede.
- Equipe reduzida, quando comparada ao negócio próprio, por ter uma gestão descentralizada, cabendo aos franqueados manter e gerenciar sua própria equipe.
- Lealdade do canal de distribuição, por tratar-se de uma parceria firmada entre franqueadores e franqueados para o sucesso da rede.
- Disponibilização de tempo para desenvolvimento de produtos e serviços, já que não há envolvimento no dia a dia das unidades franqueadas.
- Expectativa de maior eficiência na gestão das unidades, por contar com a motivação e a liderança de cada franqueado em busca de resultados para a sua empresa.
- Maior quantidade de feedback sobre a rede, por causa das várias unidades abertas, possibilitando melhorias contínuas no modelo de negócio.
- Redução de riscos trabalhistas, por não haver vínculo empregatício entre a empresa franqueadora e os franqueados e seus funcionários.
Ainda assim, toda atividade empresarial envolve riscos, e, no sistema de franchising, eles se impõem ao franqueador como desafios a serem enfrentados. Devido à sua influência no sucesso ou insucesso de uma franquia, alguns deles podem ser ressaltados:
- O primeiro desafio é aquele que impõe uma divisão de poderes, uma vez que os franqueados são os responsáveis legais por suas empresas e têm interesse em participar das decisões tomadas pela franquia com o intuito de defender seus interesses.
- O custo de formatação da rede, que pode ser maior no início e deve sempre ser considerado pelo empreendedor.
- O relacionamento entre franqueadores e franqueados e a administração de conflitos na rede, que exigirão atenção e liderança dos franqueadores para que possam ser minimizados.
- A definição do perfil ideal dos franqueados e a escolha daqueles que melhor se enquadrem nele.
- A manutenção dos padrões operacionais determinados pelo franqueador, que frequentemente deixam de ser seguidos por falta de treinamento ou descaso.
- O acompanhamento do desempenho dos franqueados para que um mau desempenho não ponha em risco a saúde financeira da franquia e sua imagem no mercado.
- A necessária transmissão de informações, que implica perda relativa de sigilo empresarial.
Franqueado
Conhecendo como funciona o sistema e encontrando uma franquia adequada ao seu perfil, o franqueado poderá aproveitar as vantagens que o sistema proporciona, dentre as quais podem ser destacadas:
- Uso de marca testada e reconhecida no mercado, reduzindo os erros comuns em negócios iniciantes, uma vez que o modelo franqueado será fruto da experiência do franqueador, que já terá promovido ajustes antes e durante a opção pelo modelo de franquia para melhoria e credibilidade da marca junto ao seu público-alvo.
- Apoio da franqueadora na escolha do ponto do negócio.
- Participação em uma rede, o que aumenta o poder de negociação junto aos principais fornecedores, proporciona a troca de experiências e uma maior presença da marca no mercado.
- Menores riscos, devido ao uso de modelo já testado, e apoio para escolha do ponto, implantação e gestão da unidade franqueada.
- Utilização de know-how do franqueador, o que reduz o tempo para a implantação e os riscos de insucesso e otimiza recursos.
- Economia de escala, por participar de um processo de compras que envolve toda a rede, reduzindo os preços pagos ou rateando as despesas, como os custos de propaganda.
- Orientação e assistência na administração do negócio, com treinamentos, manuais e consultoria de campo.
- Maior concentração nas vendas, resultante da transferência de know-how, do apoio na gestão e do fato de o franqueador ser responsável pelo desenvolvimento de produtos e serviços para a rede.
Embora a participação em uma rede de franquias possa representar inúmeras vantagens para o franqueado, é preciso que ele tenha ciência dos desafios mais comuns do sistema, como:
- Controle permanente para a manutenção dos padrões. Durante toda a vigência do contrato, o franqueador verificará se o modelo está sendo corretamente replicado pelo franqueado, exigindo os ajustes necessários para correção de erros ou adequação a mudanças.
- Poder de decisão limitado, devendo o franqueado consultar a franquia e obter sua autorização toda vez que desejar realizar ações que não digam respeito às decisões gerenciais de responsabilidade exclusiva do franqueado, inclusive quanto à escolha de fornecedores.
- Pagamentos de royalties e taxas, envolvidos na cessão do direito de uso da marca, para usufruir do modelo franqueado e se beneficiar do suporte oferecido pelo franqueador.
- Risco de insucesso do franqueador, uma vez que também é uma empresa sujeita às incertezas do ambiente externo ou a erros de gestão, que afetam não só ela, mas toda a rede de franqueados que utilizem sua marca, know-how ou até produtos.
- Dificuldade na transferência do negócio, por caber ao franqueador a aprovação para que o novo franqueado participe da rede e pelas taxas que serão cobradas a título de transferência do contrato de franquia e, em muitos casos, do contrato de locação.
- Obediência à determinação de localização, que tanto pode ter o aspecto positivo, pela assessoria para a escolha do ponto, quanto o negativo, pela redução da liberdade de escolha, já que é necessário acatar as determinações de localização previstas no plano de expansão da franquia.
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