this is an h1

this is an h2

Mon Aug 01 11:34:41 BRT 2022
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Viajar é muito bom. Nas férias, melhor ainda!

O período de férias escolares aquece e muito o setor de turismo no país, e é importante aproveitar as oportunidades

· 01/08/2022 · Atualizado em 01/08/2022
Imagem de destaque do artigo

Enfim, férias! Férias na escola, claro. E é justamente quando os filhos não precisam ir às aulas, que os pais aproveitam para descansar também. É por isso que a chegada da época das férias acaba coincidindo com um aquecimento da chamada indústria do turismo. As crianças estão de férias e os pais, bom… os pais aproveitam para viajar.

As férias escolares no Brasil se dividem em dois períodos do ano: o mês de julho, as chamadas férias de inverno, e as férias de fim-do-ano, nos meses de dezembro e janeiro (que na maior parte do Brasil, coincidem com o período de verão). Esse segundo período acaba sendo a temporada de férias número 1 do país, até porque o tempo livre é maior -e isso faz com que as famílias possam marcar viagens mais longas, e aproveitem para visitar parentes que moram longe. Ou viagens em navios de cruzeiro!

Conhecer lugares diferentes é sempre muito interessante. É muito bom deixar um pouco para trás a rotina, o dia-a-dia, e descansar, respirar novos ares, ir à praia, conhecer cidades e pessoas novas. Cair na estrada e aproveitar a vida com a família, aí está uma experiência que faz muito bem. Viajar é um jeito excelente de aproveitar a vida, não é?

Mais viagens, mais oportunidades

Isso tudo aumenta a chance de bons negócios para empresas especializadas em passeios, restaurantes, guias, agências de viagem, companhias aéreas. E aumenta a demanda e a ocupação em hotéis, pousadas, aluguel de imóveis, enfim os diferentes meios de hospedagem. 

E há muitas outras oportunidades para o setor: clubes, colônias de férias, excursões guiadas, acampamentos de férias - nesse caso, por exemplo, reunindo crianças e jovens cujos pais não podem tirar férias no mesmo período. É importante, sempre, pensar em algo novo para oferecer ao turista. Inovar é estabelecer uma diferença com a concorrência e em um setor tão competitivo como o do turismo, todo diferencial é super importante (aliás, em todos os setores, no dia a dia de todas as empresas, a inovação é essencial, como você pode aprender neste curso do SEBRAE). 

Além disso, como as passagens aéreas aumentaram bastante de preço depois da pandemia, excursões rodoviárias, mais acessíveis, são uma oportunidade a mais (e precisamos conhecer e aproveitar todas as ferramentas para deixar para trás esse período de crise). Não importa muito como o turista viaja: de avião, trem, ônibus ou de carro, ao chegar a seu destino, as pessoas sempre dão um jeitinho para economizar um pouco e mesmo assim usufruir da infraestrutura hoteleira e turística existente. Fazem visitas a parques aquáticos e de diversão, passeios em trilhas, praticam arborismo, rapel ou rafting, enfim, todas as razões que levaram o turista para aquele destino, naquele momento.

As férias escolares aquecem, e muito, a indústria do turismo, mas não podemos nos esquecer que as pessoas viajam o ano inteiro, claro. Fora dos períodos de férias muita gente faz turismo a negócios. E isso significa mais viagens, mais turismo, mais oportunidades.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora