this is an h1

this is an h2

Fri Oct 27 15:28:56 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Você sabe o que é selo verde?

Conheça os tipos de selo verde e como certificar o seu produto.

· 06/12/2022 · Atualizado em 27/10/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O selo verde é uma certificação para produtos, serviços e empresas que produzem de forma sustentável, ou seja, com ações de menor impacto ambiental e socialmente responsáveis.

O selo verde também é conhecido como certificação verde ou ecosselo. Seu principal objetivo é chancelar empresas e fabricantes que adotam práticas, medidas e procedimentos socioambientais responsáveis. Ou seja, é uma garantia de que a empresa mantém um sistema de gestão ambiental, que garante a proteção dos recursos naturais e a saúde humana. 

Além disso, o selo verde orienta consumidores a adquirir produtos que causem impactos ambientais reduzidos. Ao estampar nos produtos a marca Selo Verde, fica claro para o comprador que se trata de uma marca ambientalmente responsável. Passa a ser, também, um diferencial e um atrativo na hora das vendas.

O selo verde traz algumas vantagens para as empresas. As marcas agregam valor e credibilidade aos seus produtos e ocorre uma diminuição de custos e desperdícios. O cumprimento e conformidade com a legislação também diminui riscos de operação e abre chances de exportação e parcerias com outras empresas, aumentando suas vendas e faturamento.

Tipos de selo verde

De acordo com a Organização Internacional de Padronização (ISO), que tem a atribuição de normatizar serviços, produtos e organizações, a partir da criação de normas e requisitos para padronização, existem dois tipos de selo verde:

Concessão por entidade externa: confirma que o produto ou serviço é ambientalmente seguro. Exige mais informações e processos detalhados para a certificação.

Autodeclaração: a própria empresa afirma que seu produto é reciclável ou consome pouca energia. A ISO estabelece normas para a verificação das declarações das empresas, como forma de evitar o greenwashing pelas empresas.

Para conseguir o selo verde, é preciso seguir as normas e legislações ambientais para o setor. Veja o passo a passo:

  • Faça um diagnóstico e identifique o melhor selo verde para o seu negócio. Identifique os objetivos e propósito para ter o selo verde. A partir daí, analise qual o selo mais adequado ao seu negócio.
  • Pesquise critérios e exigências do selo. 
  • Realize os ajustes necessários, analisando sua empresa.
  • Retire a certificação do selo com a instituição responsável.

No Brasil, existem várias certificações verdes, mas as principais são:

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores.

FAVORITAR
Botão favoritar
Diagnóstico ESG

O Sebrae desenvolveu uma ferramenta para que as empresas pudessem avaliar seu desempenho e identificar os pontos de melhoria na aplicação das melhores práticas relacionadas às diretrizes de ESG, buscando assim potencializar o seu impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. O teste é online, gratuito e super rápido. Você só precisa ter um cadastro (Conta Sebrae) com o CNPJ da sua empresa vinculado a ele.

Ao final das perguntas, você terá acesso a uma análise detalhada da situação da sua empresa e receberá recomendações personalizadas para evoluir nesse sentido. Clique no botão abaixo para começar agora mesmo:

Fazer diagnóstico


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?