CAPITAL HUMANO

A busca da valorização humana nas empresas

Uma empresa deseja sempre crescer, e a chave do sucesso reside no reconhecimento dos funcionários. Veja a análise feita em algumas indústrias.

O ser humano está sempre em busca de respeito, atenção e consideração. No ambiente de trabalho, é possível que os funcionários se sintam realizados quando são valorizados e estimulados a crescer. Por isso a chave para o sucesso de uma empresa e seu desenvolvimento é a valorização das pessoas.

No artigo, analisa-se a valorização humana em empreendimentos industriais de médio porte com base nas políticas voltadas para o reconhecimento de pessoal e das práticas sociais utilizadas pela organização.

Para realizar a análise, foi utilizado um método que qualifica as empresas como inovadoras, hierárquicas, racionais e grupais (o Modelo de Quinn) e a interpretação dos dados obtidos em entrevistas e interações com dirigentes.

Depois de explicar o que é a valorização de pessoal e quais são as práticas de recursos humanos, foram identificadas as práticas sociais aplicadas pelos empreendimentos estudados, referentes a salários e benefícios, oportunidades de carreira, treinamento e desenvolvimento.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: