MARKETING

Aplique o marketing estratégico à sua farmácia ou drogaria

Saiba como essa ferramenta pode melhorar os resultados do seu negócio e aprenda a utilizá-la da maneira certa.

Na cartilha disponibilizada nesta página é possível encontrar ações para potencializar a comercialização de produtos vendidos em farmácias e drogarias. O objetivo da publicação é orientar empreendedores a utilizar as melhores ferramentas de marketing estratégico para o segmento.

O marketing estratégico é o processo de planejar e executar a concepção do negócio, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de bens e serviços, com a finalidade de criar trocas que satisfaçam metas individuais ou organizacionais. São os chamados 4Ps: produto, preço, ponto de venda e promoção.

O documento ressalta que esses pontos devem ser trabalhados de forma sistemática e complementar. As ações de marketing, portanto, devem contemplar processos e técnicas que passam pela escolha de mercados-alvo e pelo bem-estar dos consumidores.

As estratégias de marketing influenciam no aumento do número de clientes e do tíquete médio. Além disso, o atendimento pode tornar-se uma ferramenta de relacionamento de confiança com o cliente, tornando a venda um momento de fidelização e conquista permanente do consumidor. Quando o cliente chega numa farmácia, geralmente, ele está fragilizado com alguma doença ou mal-estar. Por isso, a cortesia, simpatia e otimismo do atendente são fundamentais no atendimento. 

Outras estratégias ajudam na fidelização do cliente, como cartão fidelidade para futuros descontos, entrega em domicílio e promoções dirigidas. O lojista pode, por exemplo, criar promoções específicas de acordo com o perfil de consumo do cliente. É uma oportunidade de vender outros produtos e mostrar que aquela cesta foi pensada especialmente para ele, ou seja, um diferencial em relação à concorrência. 

Importante ressaltar também que o marketing eficiente significa tornar a marca conhecida e reconhecida. Toda campanha de comunicação precisa de um planejamento para ser eficaz. Esse plano deve seguir oito passos: 

1. Conheça o público-alvo;
2. 
Determine os objetivos da campanha;
3. Elabore a mensagem;
4. Selecione os canais de comunicação;
5. Estabeleça um orçamento específico para a campanha;
6. Monte um mix de comunicação, que pode ser com promoção de vendas, propaganda ou anúncios, vendas pessoais, marketing direto ou marketing on-line;
7. Avalie os resultados por meio de métricas e relatórios;
8. Analise a eficácia das suas ações de comunicação.

Por fim, farmácias e drogarias devem estar atentas ao layout da loja. Todos os espaços do ponto de venda devem ser aproveitados para comunicar-se com o consumidor. É possível colocar móbiles decorativos, cartazes, adesivos de piso, etiquetas nas gôndolas e mensagens nos caixas. Aproveite o caixa para informações de pós-venda, como formas de pagamento, entrega domiciliar, contato da farmácia, catálogos e pesquisas de satisfação.

Não se esqueça de que a disposição dos produtos dentro da loja também pode influenciar positivamente o consumo. Muitos clientes entram na loja em busca de algum produto específico, mas acabam adquirindo outras mercadorias por terem sido impactados pela visibilidade e oportunidade de compra. Confira mais dicas para ter sucesso nas atividades realizadas no segmento de farmácia e drogaria, como as práticas mais eficazes de atendimento aos clientes, de disposição dos produtos nas gôndolas, de divulgação dos serviços e produtos e de diferenciação no mercado.

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