INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Aprenda a analisar o seu mercado de atuação e planejar ações
Guia ensina a usar a internet para gerar inteligência competitiva em seu negócio, conquistar melhores resultados que a concorrência e fidelizar os consumidores.
O objetivo deste guia é apresentar possibilidades práticas de leituras informacionais a partir de fontes de dados disponíveis na internet que permitam a construção de análises de um mercado em que um empreendedor atue ou queira atuar.
Para isso, é preciso investir em Inteligência de Mercado, que pode ser resumida em: um processo de levantamento e análises de informações que revelam a lógica de um mercado-alvo e direcionam as ações estratégicas para um negócio.
Com essa definição é possível perceber que inteligência de mercado não é algo que encontramos disponível numa prateleira, num serviço de consultoria ou na assinatura de um serviço.
Isso porque inteligência é um processo que requer a atividade da tomada de decisão por um dirigente de um negócio a partir das informações trazidas até ele. As “ações estratégicas” decorrem de um entendimento humano sobre qual caminho seguir.
Como aplicar os conceitos no seu negócio
Abrir um negócio é uma atividade de risco e, por isso, o objetivo da inteligência de mercado é dar ao empreendedor informações para que todas as ações tomadas na direção da nova empresa tenham fundamentações em dados que tornem essas medidas bem-sucedidas.
De forma prática, vamos pontuar quatro categorias de informações importantes para o seu mapeamento de mercado:
- O negócio e os clientes
- Localização e concorrência
- Tendências e oportunidades
- Parcerias e fornecedores