AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Avaliação do desempenho como forma de reconhecimento ao funcionário

A ferramenta deve investigar as potencialidades existentes e ser elemento hábil de reconhecimento da competência profissional dos colaboradores.

O sistema de avaliação de desempenho deve estar inserido na política de recursos humanos da organização. Uma tentativa de implementação isolada dessa política não rende bons frutos.

O reconhecimento por parte do funcionário está alicerçado em expectativas de amadurecimento profissional, desenvolvimento de carreira e conquista de recompensas.

A avaliação de desempenho funciona como estimuladora destas expectativas, na medida em que cria oportunidade para o funcionário se mostrar no desenvolvimento de sua competência e habilidades.

Para uma avaliação justa, o funcionário precisa entender o método e ansiar por sua aplicação. Para isto, a empresa deve cuidar para que a ferramenta seja utilizada de forma plena.

  • O primeiro passo é tornar o funcionário conhecedor da sistemática de avaliação existente, seus objetivos, suas regras, periodicidade, aplicações e consequências. O sistema de avaliação deve ser elaborado buscando-se trabalhar com requisitos cujos indicadores ofereçam a maior objetividade possível.
  • Num segundo momento, devem ser definidos para o colaborador os resultados que dele se espera. A liderança deve se certificar que o funcionário tem total consciência da demanda da empresa com relação ao seu trabalho.
  • O terceiro passo é no sentido de se estabelecer que requisitos serão avaliados e que critérios serão utilizados. Obviamente, em uma empresa, não serão idênticos os requisitos de avaliação do gerente geral e do mensageiro, porque as exigências de cada cargo não são semelhantes.
  • A quarta etapa do processo diz respeito ao registro dos fatos. A empresa deve possuir um modelo de ficha de avaliação de desempenho, na qual serão transcritas as observações, o resultado das avaliações, assim como as conclusões e recomendações do avaliador.

Veja exemplo de como conduzir a avaliação acessando a publicação completa.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: