PREÇO
Calculando o pró-labore e os preços de venda
Documento orienta o empresário para que a remuneração dos proprietários do negócio não afete o preços de venda.
A remuneração estabelecida para os proprietários de um empreendimento é um dos fatores importantes que incidem sobre o lucro de um negócio. O lucro por produto ou serviço pode aumentar ou diminuir em função do valor destinado aos sócios.
Essa remuneração, chamada de pró-labore, é um dos itens que compõem o Custo Total de um negócio.
O valor do pró-labore deve ser suficiente para o empreendedor arcar com seus custos pessoais, mas sem exceder a remuneração que seria paga a uma pessoa não sócia do negócio disposta a fazer o trabalho deste sócio, ou seja, um gerente, por exemplo.
Caso os sócios que despendem horas do seu dia trabalhando pelo empreendimento pretendam uma remuneração a título de pró-labore, maior do que se pagaria para um gerente externo (contratado), a melhor opção seria a contratação de um externo. Assim, com os preços praticados no mercado, o lucro do negócio não seria diminuído por um pró-labore muito elevado.
Veja o material completo, com exemplos, que o Sebrae preparou para você. Clique no link abaixo.