PREÇO

Calculando o pró-labore e os preços de venda

Documento orienta o empresário para que a remuneração dos proprietários do negócio não afete o preços de venda.

A remuneração estabelecida para os proprietários de um empreendimento é um dos fatores importantes que incidem sobre o lucro de um negócio. O lucro por produto ou serviço pode aumentar ou diminuir em função do valor destinado aos sócios.

Essa remuneração, chamada de pró-labore, é um dos itens que compõem o Custo Total de um negócio. 

O valor do pró-labore deve ser suficiente para o empreendedor arcar com seus custos pessoais, mas sem exceder a remuneração que seria paga a uma pessoa não sócia do negócio disposta a fazer o trabalho deste sócio, ou seja, um gerente, por exemplo.

Caso os sócios que despendem horas do seu dia trabalhando pelo empreendimento pretendam uma remuneração  a título de pró-labore, maior do que se pagaria para um gerente externo (contratado), a melhor opção seria a contratação de um externo. Assim, com os preços praticados no mercado, o lucro do negócio não seria diminuído por um pró-labore muito elevado.

Veja o material completo, com exemplos, que o Sebrae preparou para você. Clique no link abaixo.

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