CAPACITAÇÃO

Capacitação dos colaboradores para manutenção de equipes qualificadas

Programas de capacitação de pessoas são uma forma de garantir o êxito das tarefas e a qualificação dos ocupantes dos cargos.

É sempre bom ter uma equipe afinada com o trabalho. A cartilha produzida pelo Sebrae orienta o dono de um pequeno negócio sobre a importância da capacitação de pessoal. Trata-se de uma maneira de adequar as qualificações dos funcionários aos requisitos necessários para o desempenho de atividades e funções.

O documento mostra ações para manter funcionários bem preparados para as tarefas do dia a dia da corporação, evidenciando as vantagens do treinamento dos colaboradores.

Passo a passo da qualificação

O processo se inicia com um levantamento detalhado das necessidades de treinamento existentes na organização. Em seguida, sempre sob a supervisão de um dirigente, deve-se contratar um profissional ou uma equipe que possa oferecer treinamento nas áreas escolhidas.

Na cartilha, conheça, entre outras questões, os principais tópicos do trabalho de desenvolvimento dos funcionários:

  • Conceitual: verifica o entendimento dos colaboradores sobre o que se espera deles profissionalmente.
  • Comportamental: investiga o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, analisando inter-relacionamentos e maturidade corporativa.
  • Técnico: analisa as condições de competência dos funcionários.

O documento também apresenta dois formulários que podem auxiliar na avaliação dos pontos que merecem atenção na empresa. 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: